Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Melhor edifício do mundo

Escola no Tocantins ganha prestigiado prêmio internacional

Notícia publicada em 26 de novembro de 2018

Para o Royal Institute of British Architects (RIBA), um complexo escolar em Formoso do Araguaia, no Tocantins, é a melhor nova obra arquitetônica do mundo. Estamos falando de uma escola rural denominada "Aldeia das Crianças", cujo projeto foi escolhido pela premiação internacional por proporcionar um impacto social significativo e imaginar a arquitetura como uma ferramenta para transformação social. A autoria é dos arquitetos da Aleph Zero, Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, em parceria com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, do estúdio de arquitetura e design Rosenbaum.

A estrutura é dividida em vilas femininas e masculinas, e fornece alojamento para 540 crianças com idades entre 13 e 18 anos. Os quartos são identificados por nomes de tribos amazônicas e trazem na porta um desenho característico de cada uma.

Na construção foram usadas técnicas e recursos locais na obra: blocos de terra feitos à mão formam as paredes e treliças tradicionais trazem não só beleza estética como controle do calor típico da região; no verão, a temperatura pode chegar a 40 graus.

Os dormitórios são enclausurados em nove grupos de cinco estruturas de tijolo de adobe com telhados metálicos brancos levemente inclinados, para lidar com a chuva tropical, e apoiados em colunas de madeira de eucalipto laminado. O edifício é pensado para que a água evapore através dos tijolos perfurados, enquanto a água da chuva derramada do telhado é recolhida em uma piscina com pequenos peixes locais em um pátio central. Posteriormente, a água fluvial é canalizada para o Rio Javaés.

Financiado pela Fundação Bradesco, a Aldeia das Crianças é uma das 40 escolas dirigidas pela Fundação com o objetivo de proporcionar educação para crianças em comunidades rurais de todo o Brasil. Os edifícios são rigorosos em termos de engenharia e planejamento e completamente racional em questão de estrutura e material. O espaço ao redor da escola é casa de três biomas diferentes: o cerrado, a floresta amazônica e o pantanal, valorizando a natureza e a cultura em que está inserida.

Fotos: Leonardo Finotti / Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking