Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Revitalização do centro

Projeto de urbanização do arquiteto Jaime Lerner para São Paulo prevê bulevares e veículo leve. Objetivo é tornar a região mais amigável, oportuna e atrativa para a população

A prefeitura de São Paulo apresentou na última terça-feira (26/10) projeto de reurbanização da região central da cidade batizado de Novo Centro. Entre as medidas previstas no projeto estão a criação de bulevares e um veículo leve circular entre pontos turísticos. O projeto foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner e foi oferecido à prefeitura pelo sindicato empresarial do setor imobiliário de São Paulo, o Secovi-SP, por meio de uma cooperação técnica.

O prefeito João Doria Júnior disse que a medida não teve custos para o município e que a proposta deve ser realizada no período de até 12 anos. "São muitas as intervenções e as transformações. É preciso ter consciência do esforço e da capacidade de investimento, tanto da prefeitura quanto do setor privado. Mas ao longo deste período vamos perceber, com certa velocidade, o efeito dessas transformações", disse em coletiva de imprensa.

Segundo a prefeitura, o objetivo é tornar a região "mais amigável, oportuna e atrativa para a população, reforçando seus atributos simbólicos e históricos". Nesse sentido, propõe o "resgate" da "vocação do centro para os usos residenciais". "A ideia é agregar novas edificações e novos usos aos imóveis já existentes", diz nota de apresentação do projeto.

O Novo Centro prevê ações urbanísticas na área do Centro Tradicional e nas regiões do Parque Dom Pedro, Mercado Municipal, Luz, Praça Júlio Prestes, Santa Cecília, Arouche, República e Praça Roosevelt.

O Circular Centro, novo modal de transporte, interligará equipamentos referenciais da região, como a Pinacoteca, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal e as galerias comerciais. A criação dos bulevares, por sua vez, prevê melhoria de calçadas, arborização, iluminação, acessibilidade e mobiliário urbano.

Outro eixo do projeto é "reconhecer e potencializar os núcleos de economia criativa presentes no centro", ligados ao teatro, às artes plásticas, à gastronomia, ao cinema, à produção audiovisual e digital, multimídia, moda e entre outros. Nesse sentido, seriam instaladas incubadoras de projetos e residências artísticas em edifícios históricos com esse propósito.

O arquiteto Jaime Lerner, que foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná, disse estar feliz em participar do projeto. "Nós vemos aqui no centro de São Paulo tanta história, no fundo é a retomada dessa história afetiva, história daqueles que vieram fazer aqui em São Paulo o projeto de suas vidas, migrantes, imigrantes. Tudo aqui nos remete a uma vontade de devolver aquilo que aqueles que vieram para cá tiveram no começo, um sopro de esperança e de oportunidade", falou em coletiva de imprensa.

Por Agência Brasil

Foto: Prefeitura de São Paulo | Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking