Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Deserto marroquino abrigará maior usina de energia solar do mundo

Conheça algumas das soluções tecnológicas implementadas no complexo de 30 quilômetros quadrados

Soluções inovadoras, baseadas no conhecimento global e experiência da divisão de Químicos para Construção da BASF, estão sendo usadas na construção do maior complexo de energia solar concentrada do mundo, no deserto marroquino - um processo que tem instalação mais complexa do que os painéis fotovoltaicos amplamente utilizados. A primeira de três etapas do projeto de construção do complexo solar Noor foi iniciada em fevereiro de 2016.

A previsão é de que o projeto produza energia suficiente para alimentar mais de um milhão de casas até 2018, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono. No final da sua construção, o complexo cobrirá uma área de cerca de 30 km² e produzirá em torno de 500 Megawatt de energia.

Várias soluções da BASF foram utilizadas na construção deste projeto, tais como os aditivos para concreto, grautes, argamassas e selantes resistentes à água. "Estamos orgulhosos por contribuir com as nossas soluções inovadoras e know-how para ajudar os nossos clientes a superar os desafios deste complexo projeto de construção", considera Andres Monroy, Diretor Geral da BASF, Nordeste da África.

Melhor estabilidade estrutural

Os requisitos foram variados e bem específicos para a construção da maior usina de energia solar do mundo. O material teve que estar em conformidade com as especificações de construção e apresentar uma alta resistência inicial. Também foi necessário levar em consideração a área desértica onde o complexo está sendo construído, ou seja, areia, argila e altas temperaturas. Além disso, por questões de segurança, foi necessário respeitar critérios rigorosos em termos de resistência final e durabilidade do concreto no seu estado endurecido. "Esses desafios podem ser superados de maneira extremamente eficaz, usando o amplo portfólio de produtos e soluções flexíveis da Master Builders Solutions, desenvolvidos pela Divisão de Químicos para Construção da BASF. Essas soluções provaram ser benéficas para projetos complexos no mundo todo", garante Christophe Xavier Chuche, Diretor da Divisão de Químicos para Construção da BASF no Marrocos.

As soluções foram adaptadas para as necessidades do projeto Noor. O superplastificante MasterGlenium® ACE apresenta uma nova geração de concreto, com uma maior trabalhabilidade em altas temperaturas e garante uma alta resistência e estabilidade da estrutura dos espelhos, segundo a companhia fabricante. Devido à boa estabilidade do produto, resistência às condições exteriores e à reação na presença de areia, é garantido um ótimo desempenho mecânico do sistema de energia solar concentrada.

Já as soluções MasterFlow® 765 para graute protegem a base do painel solar contra vibrações e condições adversas, resultando em um cimento seguro quanto ao desgaste, com uma resistência bastante elevada, tornando os projetos de energia solar mais econômicos durante a instalação e mais duráveis e seguros ao longo de toda a vida útil do complexo solar.

Em colaboração com a BASF, foram realizados ensaios especiais que resultaram na seleção do tipo de concreto e graute mais eficazes, bem como o método de aplicação adequado para os produtos utilizados na construção do complexo solar. "Para a maioria dos grandes projetos, os clientes se beneficiam da ampla experiência e conectividade de nossos especialistas na África e na Europa, e eles recebem um pacote de serviços completo com recomendações. Assim, o processo de construção se torna mais simples, garantindo a conclusão no tempo devido até de projetos mais críticos ", explica Adil El Maaiche, Gerente de Sistemas de aditivos para concreto da BASF, no Marrocos.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking