TELELOK
 

Certificação é sinônimo de qualidade?

Veja o que diz o padrão mundial de certificação para Facility Management

Observe que quando um indivíduo chega a um edifício ele vê as câmeras de segurança, acessa o estacionamento, o manobrista guarda o carro, ele chega à recepção, é atendido e orientado para acessar o andar de destino, vai em direção ao elevador e, muitas vezes, nem percebe que o ambiente está limpo e climatizado, com uma temperatura agradável.

Nos bastidores desta edificação existe a perfeita operação desses serviços e o funcionamento de todos os equipamentos prediais. Para que isso ocorra, deve haver uma equipe de profissionais de Facility e Property Management que trabalha, incansavelmente, para manter a ordem das coisas e o prédio funcionando da maneira correta.

Esta atividade é tão importante que em abril de 2018 a International Organization for Standardization (ISO) - publicou a norma ISO 41001:2018 Facility Management - Management Systems - Requirements with guidance for use. Esta norma (ABNT NBR ISO 41.001:2020) encontra-se traduzida desde abril de 2020 e isso elimina a barreira da língua, o que facilita a sua utilização por profissionais que atuam na área, no Brasil.

A norma apresenta uma definição para Facility Management: "função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal". No exercício dessa função no Brasil, temos o profissional conhecido como Gerente de Facilidades ou Facility Manager.

A publicação da normalização em português da série ISO 41.000 pela ABNT é um divisor de águas no desenvolvimento da atividade no Brasil. Um sistema de gestão de facilidades, quando bem estruturado é um elemento vital para o sucesso dos negócios das organizações. As normas ISO publicadas em português, que estão à disposição, são ferramentas indispensáveis que objetivam influenciar a qualidade dos serviços, aumentar a satisfação dos usuários, reduzir custos e riscos, entre outros benefícios. O sistema de governança integrado e bem estruturado permite a obtenção de resultados mais efetivos e eficientes.

Alinhado a isso, cabe ressaltar a importância dos gestores de infraestrutura considerarem como ponto decisivo do fechamento de contratos de serviços terceirizados, empresas com certificações dentro da área de facilities. Para facilitar o encontro e a interação dessas empresas com os Facilities Managers, a fim de proporcionar maior troca de informações sobre o funcionamento de seus serviços, convidamos empresas certificadas ISO 41.000 de diversos segmentos, como segurança, engenharia e construção, arquitetura, tecnologia, controle de acesso, manutenção e outras prestadoras de Facilities Services para estar presente na 9ª Expo Infra FM nos dias 12 e 13 de abril de 2022 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. Das 9h às 19h desses dois dias você poderá tirar dúvidas técnicas, conversar com especialistas sobre as funcionalidades e o empenho dessas empresas em manter o padrão de qualidade na prestação de serviços. A entrada no evento é gratuita, clique aqui e garanta sua inscrição.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Aprendizados do home office

Ergonomia como uma das premissas básicas dos gestores de infraestrutura no incentivo ao bem-estar dos colaboradores

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP