Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Condomínios e Modelos de Gestão

Reflexões sobre modelos de gestão em condomínios, com Albélio Dias, CEO da Agere e HubFive ESG.

Por Albélio Dias

Condomínios e Modelos de Gestão

Neste artigo, pretendo fazer algumas reflexões sobre modelos de gestão e porque são úteis na gestão de um condomínio. Tenho argumentado que os condomínios são organizacionais e precisam ser gerenciados a partir das ferramentas da administração, mas o que seria um modelo de gestão? Os modelos de gestão são conjuntos de princípios que orientam a forma como informações, responsabilidades e lideranças devem ser distribuídos numa organização
ou condomínio.

Vejamos de forma resumida alguns modelos de gestão bastante conhecidos na literatura da administração, a partir de suas definições.

Gestão vertical/autoritária - modelo em que as decisões e informações seguem uma ordem hierárquica, de cima para baixo, a gestão vertical é certamente a mais conhecida.

Gestão horizontal/ democrática - indo na direção oposta, a gestão horizontal é marcada pela participação dos colaboradores na tomada de decisão, favorecendo o engajamento e o intraempreendedorismo no ambiente de trabalho.

Gestão meritocrática - nesse modelo de gestão, o resultado individual é valorizado, permitindo que os colaboradores avancem e assumam novas posições conforme o seu desempenho.

Gestão por resultados - dedicada à adaptabilidade e aos retornos rápidos, a gestão por resultados costuma ser usada em startups, que precisam testar hipóteses numa grande velocidade, e por organizações que lutam para se recuperar de uma perda.

Gestão por processos - baseado na construção de diretrizes bem definidas, o modelo de gestão por processos tem um grande foco na eliminação das imperfeições, utilizando filosofias de aprimoramento constante como o Kaizen.

Gestão cadeia de valor - com foco nos interesses e movimentos do mercado, a cadeia de valor exige intensa pesquisa e uma estratégia que possa ser atualizada constantemente.

Gestão à vista - no modelo de gestão à vista, o máximo de informações relevantes é compartilhado entre os colaboradores, utilizando plataformas visíveis como quadros ou softwares de organização.

Uma pergunta natural que o Síndico pode fazer é: qual o modelo de gestão é mais adequado ao meu condomínio? A resposta a essa pergunta não é complicada, mas você deve partir de algumas premissas:

- Conhecer bem alguns modelos de gestão e fazer os ajustes necessários à realidade de seu condomínio;

- Conhecer a realidade de seu condomínio (principalmente os aspectos culturais);

- Conhecer os processos e procedimentos envolvidos na operação;

- Conhecer os fluxos das informações;

- Conhecer os parceiros do condomínio.

Com isso entendido, você (síndico) deve começar a pensar em três perguntas que são fundamentais para a construção do sucesso de sua gestão:

1. Qual a situação atual do condomínio? Parte da resposta foi dada anteriormente.

2. Que direção pretendo dar ao condomínio? Aqui é preciso ter clareza da situação futura desejada.

3. Como fazer? Que mecanismos desejo utilizar para atingir a situação futura desejada?

Perceba que é na terceira pergunta, que você deverá pensar no modelo de gestão a ser implementado no condomínio. Lembre-se que cada condomínio tem suas próprias especificidades, não podem ser vistos de maneira única com um único modelo que sirva para todos.

Importante ter em mente que um modelo de gestão bem definido e compreendido lhe auxiliará em diversos pontos, como:

- Ter processos mais alinhados;

- Ter transparência na comunicação;

- Realizar um planejamento de acordo com a realidade;

- Melhorar a tomada de decisão.

Qualquer modelo de gestão a ser implementado da trabalho, mas não é impossível, é preciso ter conhecimento, vontade e determinação, além de outras características da liderança como capacidade de dialogar, por exemplo.

Portanto, sendo o condomínio uma organização, faz-se necessário gerenciá-lo a partir das ferramentas da administração com as devidas adaptações e os cuidados necessários para usá-las de forma a ter resultados satisfatórios e que gerem valor percebido aos seus usuários.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Uma operação que roda!

A gestão da Roda Rico tem como objetivos proporcionar alegrias e experiências únicas aos visitantes, sem perder de vista a segurança.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking