TELELOK
 

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Por Léa Lobo

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Foto: Divulgação

Em uma conversa franca com a InfraFM, Leonardo Moraes, gerente operacional da Newset Tecnologia e Mayumi Yoshinaga, responsável pelo comercial de manutenção, abordam um tema pouco mencionado, mas urgente: o mercado de manutenção de sistemas de ar-condicionado é uma “caixa misteriosa”, onde os erros começam no escopo da contratação.

Fundada há quase três décadas, a Newset atua em duas frentes: obras e contratos de manutenção, segmento que vem ganhando protagonismo dentro da operação. A empresa é referência técnica na climatização de grandes obras e ambientes críticos, aliando eficiência, sustentabilidade e alto rigor técnico. E agora investindo em algo raro no setor: educar o cliente como parte estratégica de crescimento.

“Percebemos que muitos clientes contratam a manutenção, sem entender o que de fato precisam e o que estão comprando. Isso é uma contratação de risco, muitas vezes baseado somente em preço sem considerar critérios técnicos. Isso precisa melhorar” afirma Leonardo.

A manutenção que (quase) ninguém entende

A falta de entendimento técnico por parte dos responsáveis pelas contratações da manutenção de ar-condicionado, tem gerado escopos mal formulados, concorrências inviáveis e frustração durante a execução dos serviços. A Newset identificou esse padrão e diversos escopos que chegam do mercado e resolveu assumir um papel proativo: orientar, sugerir ajustes e até recusar contratos mal estruturados.

“A sensação que muitos clientes têm ao receber uma proposta de manutenção é de estarem sendo enganados. E infelizmente, isso se alimenta pela falta de informação do que é uma boa manutenção”, reforça Mayumi que passou anos no campo técnico antes de assumir a área do comercial. Essa vivência segunda ela, dá solidez aos argumentos na hora da negociação. “Quando você sabe o que acontece lá na ponta, consegue conversar com o cliente de igual para igual. E ele sente isso”.

7 erros clássicos na contratação de manutenção de ar-condicionado 

Como parte dessa missão de educar o mercado, a Newset lista sete pontos que merecem atenção imediata por parte de quem contrata — e que são frequentemente ignorados: 

  1. Especificação técnica genérica – Escopos montados sem um estudo prévio de tempo de manutenção, considerando acesso, tipo de cliente, tipo de equipamentos ou até escopos de outros projetos.
  2. Frequência de manutenções padronizada – Muitas empresas tentam espaçar ao máximo as manutenções, porém não levam em consideração a aplicação do equipamento no ambiente. Além disso, não consideram adotar estratégias complementares, como uso de produtos que contribuam com a possibilidade de espaçamento das manutenções.
  3. Ausência de manutenção preditiva - Enquanto muitas propostas incluem só preventiva, a preditiva (como leitura de análise, termografia, análise de vibração etc.) ainda é exceção — mesmo sendo essencial para evitar falhas críticas. 
  4. Falta de indicadores de desempenho - Sem KPIs claros (tempo de resposta, consumo energético, falhas recorrentes), o gestor perde o controle da performance. Relatório técnico sem análise é só papel bonito. 
  5. Contratação baseada apenas em preço - Essa é clássica. Desconsiderar diferenciais técnicos e know-how da equipe pode até parecer economia, mas é um atalho para retrabalho, desgaste e prejuízo futuro. 
  6. Desconhecimento das normas técnicas - A NBR 16401 é praticamente ignorada em muitas contratações. E ela existe justamente para orientar projeto, operação e manutenção. Ignorá-la é brincar com o risco
  7. Não exigir capacitação do cliente - Poucas empresas oferecem treinamento técnico para os próprios clientes operarem melhor os equipamentos. É uma prática que empodera o contratante e reduz falhas operacionais.

Educar é vender com consciência 

A Newset não quer ser a maior empresa em número de contratos ou funcionários. O objetivo é claro: ser referência técnica. E isso passa por criar uma cultura de parceria com os clientes. “Queremos ser lembrados por resolver problemas complexos com qualidade. Não por prometer o que não conseguimos entregar”, diz Leonardo. 

Para isso, a empresa aposta em conteúdos educativos, treinamentos e participação ativa em eventos estratégicos. A aproximação com a InfraFM é vista como um passo natural. “Queremos falar diretamente com quem decide, com quem sente a dor. O técnico da Newset pode ajudar muito mais se o cliente souber o que pedir.” 



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP