Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Por Alessandro do Carmo

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Quando fui convidado para participar da Edição de 25 anos da InfraFM, compartilhando um relato pessoal sobre um projeto marcante em minha trajetória profissional, imediatamente, em minha mente, assisti a um filme sobretudo pelo que passei ao longo de meus 24 anos na CBRE.

Foram inúmeras implantações desafiadoras de nossos serviços em condomínios; emergências e contingências acionadas durante as madrugadas; criação de novos serviços; trocas de plataformas de Operação e Gestão; falência e insolvência de fornecedores (poucos); e muitas outras oportunidades de crescimento profissional e de nos aproximarmos cada vez mais de nossos clientes. Então, como pinçar, dentre tantos projetos com os quais me envolvi, aquele que mereça ser compartilhado nessa edição comemorativa da InfraFM?

Sem dúvida, dois desafios foram os mais marcantes nesta minha jornada profissional e ambos aconteceram em 2023. O primeiro aconteceu logo no início do ano ao assumir a direção executiva da divisão Management Services da CBRE no Brasil substituindo Thomaz Catunda, que brilhantemente conduziu nossa operação desde o ano 2000. Além da gestão de toda operação de Property Management em todos os nossos clientes pelo Brasil afora, assumir também a gestão executiva geral de uma empresa do tamanho da CBRE Serviços do Brasil tem sido um caminho desafiadoramente gratificante, o reconhecimento de um trabalho que conduzi durante anos junto às nossas equipes de profissionais de operação, atendendo e superando as expectativas de nossos clientes, e que também nos rendeu muitas indicações ao Prêmio Indicados InfraFM.

O segundo importante desafio, também em 2023, foi ter participado ativamente da equipe que conduziu a aquisição da empresa BRPR-A, gestora dos ativos da BR Properties. Com uma complexidade e oportunidade de aprendizados extremamente relevantes, este processo exigiu tudo o que aprendi ao longo de todos esses anos no mercado de Facilities Management e Property Management, além de minha formação acadêmica. Trata-se de uma operação envolvendo ativos representativos em seus mercados (SP, RJ e DF), com qualidades técnicas e especificidades expressivas, totalizando aproximados 650.000 m² de metragem privativa.

Iniciamos este projeto com várias análises financeiras e estratégias mercadológicas para nos certificarmos de que estávamos dando um grande e importante passo para a divisão de Property Management da CBRE no Brasil. Ao final deste período, conseguimos elaborar um Business Case absolutamente sólido e factível, que foi submetido ao Comitê de Investimentos da CBRE Global. A partir de então, passei a liderar o desafio de operacionalizar a transação, colocando em prática todas as premissas aprovadas em nosso Business Case: a gestão de uma nova empresa, equipes altamente qualificadas, empreendimentos envolvidos com operações importantes, proprietários envolvidos e suas demandas e expectativas, locatários atendidos, e tudo o que envolve uma transação desta natureza.

Diferentemente da implantação de serviços em um novo condomínio, este processo foi, e tem sido, bastante diferente. Seguimos com o propósito de consolidarmos as duas Operações (CBRE e BRPRA), entregando resultados cada vez mais relevantes e estratégicos para nossos clientes e consolidando nossa posição de líderes de mercado, local e global. Foi um projeto que se materializou ao longo de praticamente oito meses de trabalho incansável. Aprendizados incríveis e, ao mesmo tempo, oportunidades de contribuir com meus conhecimentos.

A CBRE está comemorando 45 anos de Brasil e me orgulho da oportunidade de fazer parte desta empresa e poder participar desta comemoração. Quero aproveitar e parabenizar a Léa Lobo e toda sua equipe, que através da InfraFM, com suas mídias e eventos de conteúdo extremamente relevante, muito contribuiu para o desenvolvimento do mercado de Facilities Corporativo e Predial nestes últimos 25 anos. Estamos felizes em sermos parceiros nesta jornada de sucesso. Que venham mais 25 anos de repetidos sucessos para todos nós.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP