11ª Expo InfraFM
 

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Entenda o que é avaliado nas auditorias e a importância delas para a potencialização do trabalho do FM.

Por Cushman & Wakefield

Como a auditoria de processos pode auxiliar na melhoria contínua das operações de FM

Foto: Divulgação

A auditoria de processos é uma prática essencial para garantir a eficiência e a conformidade dos procedimentos internos da empresa. Por isso faz parte da estratégia da Cushman & Wakefield em suas operações de Facility Management realizar a avaliação detalhada e sistemática dos procedimentos, políticas e controles internos da organização.

Ao realizar auditorias de processos é possível identificar possíveis falhas, riscos e oportunidades de melhoria. Essa avaliação abrange os processos operacionais e administrativos para potencializar a operação de Facility Management

Para manter a imparcialidade das auditorias, as mesmas são coordenadas pela Engenharia Corporativa da companhia, que elabora um programa anual de auditorias de processos que atende todas as operações de Gerenciamento de Facilities.

Durante as auditorias são avaliadas as gestões dos seguintes temas:

Segurança do trabalho: documentação que comprova o cumprimento das normas e legislações tais como, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Análises Preliminares de Risco (APR), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e capacitações obrigatórias para colaboradores.

Soft services: limpeza, segurança patrimonial, recepção, fornecimento de alimentos e bebidas, jardinagem e paisagismo, controle de pragas e gerenciamento de estacionamento.

Hard services: sistemas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação, elétrica e mecânica, sistemas de segurança contra incêndio e manutenção predial.

Por que realizar a auditoria de processos?

1.         Melhoria da performance: a auditoria busca identificar conformidades entre o que está descrito nos processos e o que acontece na prática. Isso permite encontrar oportunidades de melhoria e otimizar a performance da organização.

2.         Identificação de riscos e falhas: por meio da auditoria, é possível identificar riscos e falhas nos processos, permitindo a adoção de medidas preventivas para evitar problemas futuros.

3.         Cumprimento de normas: a auditoria também verifica se a empresa está cumprindo as normas estabelecidas, seja por força da legislação ou para garantir que processos críticos funcionem perfeitamente.

4.         Preservação do conhecimento: evita a perda de conhecimento devido à rotatividade de colaboradores, garantindo a continuidade dos processos.

Importante salientar que nas auditorias de processo da Cushman & Wakefield, todas as oportunidades de melhoria e não conformidades evidenciadas são registradas em relatório e tratadas em planos de ações a fim de mitigar potenciais riscos ou efeitos indesejados para a organização e potencializar o negócio do cliente.

Saiba mais sobre os serviços de Gerenciamento de Facilities da Cushman & Wakefield.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP