19º Congresso InfraFM
 

Como investir na inovação sustentável com três mudanças

Patricia Lombardi, da Schneider Electric, fala sobre a tendência de edifícios inteligentes e ecoeficientes.

Por Natalia Gonçalves


Foto: Divulgação


O último ano foi marcado pelo aumento de práticas de ESG ao redor do mundo. Segundo a Green Building Council, houve também o crescimento notável no número de certificações Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) em 2023. As recentes mudanças no mercado, conforme Patricia Lombardi, líder do segmento de construção na América do Sul na Schneider Electric, refletem como o mercado está se preparando para um futuro mais sustentável.

“Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel vital nesse sucesso, capacitando organizações e comunidades a alcançarem seus objetivos de sustentabilidade”, celebra. Para investir na inovação sustentável, Lombardi diz que as construtoras podem investir na automação predial avançada, no compromisso com a sustentabilidade e na gestão eficiente de software.

Desta forma, as soluções de automação predial de última geração proporcionam aos edifícios a capacidade de operar de maneira mais inteligente e eficiente. Isto é, os sistemas de controle predial integrados da companhia otimizam o consumo de energia e, por meio, de sensores podem oferecer uma experiência aprimorada aos ocupantes, com ambientes mais confortáveis e seguros.

As tecnologias inovadoras não apenas reduzem a pegada de carbono dos edifícios, mas também promovem práticas sustentáveis em todas as fases do ciclo de vida da construção, sendo um dos fatores analisados pelo Green Building Council. Neste sentido, o compromisso com a sustentabilidade deve estar em conformidade com regulamentações ambientais rigorosas.

Neste sentido, a gestão eficiente de softwares desempenha um papel crucial na eficiência operacional de edifícios modernos. Devido a reconhecer essa importância, a Schneider Electric oferece soluções avançadas de softwares que permitem a monitorização remota, a análise de dados em tempo real e a implementação de estratégias proativas para otimizar o desempenho energético e operacional.

Com a implementação de softwares, a manutenção corretiva e preditiva avança para outro nível, pois não é usado mais uma programação para ações corretivas, mas os ajustes são baseados nas próprias condições reais do sistema, resultando em mais eficiência. Desta maneira, é possível garantir mais agilidade na distribuição de tarefas para a equipe de manutenção e Facilities.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP