PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC

Juliana Alves fala sobre o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional na entrada para a área de Facility Management.

Por Natalia Gonçalves
Descobrir gravidez durante transição de carreira foi um pouco assustador, diz nova FM da PwC Brasil


Juliana Alves, nova Facilities Manager da PwC Brasil, confessa ter caído de paraquedas na área de Facilities. Ela trabalha há 22 anos na empresa de consultoria, mas foi em 2015 que realizou a transição de carreira. Antes, era analista administrativo sênior. A mudança ocorreu, justamente, quando Alves voltou da licença-maternidade.

Mãe de duas meninas, sendo uma recém-nascida, ela encarou mais o desafio de aprender sobre uma nova área. Pouco tempo depois, foi surpreendida com mais uma gestação. “Foi algo um pouco assustador, mas na época fui muito bem acolhida e até tranquilizada. Ela falou: ‘vai e fica tranquila, quando você voltar, a gente está te esperando. Curte sua filha’”, lembra Alves.

O olhar de cuidado de gestoras mulheres, para Juliana, é diferente por compreender as profissionais em todas as instâncias da vida: profissional, mãe e esposa. Atualmente, as filhas de Juliana têm 12, 9 e 7 anos, mas o cuidado e carinho da gestão se estende até hoje, como na empatia quando uma filha adoce.

Neste sentido, a gestão foi um dos principais motivos para Alves procurar por especializações e acreditar em si mesma. Em 2022, ela conquistou o MBA em Data Intelligence e Analytics na FIAP e recentemente, em junho deste ano, terminou a pós-graduação em Gestão de Serviços.

Desde que “caiu de paraquedas” na área de Facility Management, Juliana aprendeu muito com os colegas e no dia a dia, mas sentiu a necessidade de buscar conhecimento técnico. “Os pares vão te ensinando e contribuindo muito para o seu desenvolvimento. Na questão do olhar clínico, por exemplo, a gente só pega experiência na operação. Mas na parte um pouco mais técnica, precisei buscar alguma capacitação”, comenta.

Após nove anos no cargo de analista de Facilities Sênior, Alves foi promovida a Facilities Manager. “Eu não esperava nesse momento, mas era algo que eu desejava bastante até pela questão do meu plano de carreira, né?  Foi muito satisfatório, muito recompensador.  Você vê que todo o seu esforço ali - horas de sono, horas de dedicação, que desviam da dedicação para a família – é reconhecido”, compartilha.

Pouco mais de duas semanas no cargo, ela brinca que não deu tempo apenas para conhecer a nova posição em expedição e distribuição, pois os desafios entraram no caminho. “É uma área ali dentro da área de facilidades, que eu não conheço. Muitas vezes, temos uma visão do macro, mas não conhecemos os detalhes da operação”, conta Juliana. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP