TELELOK
 

O que não tem manutenção vira capex

Antonio Cociolito Netto, da Temon Serviços, destaca sua trajetória de sucesso na engenharia de manutenção e operação de sistemas prediais.

O que não tem manutenção vira capex

Fundada em 2002, a Temon Serviços emergiu como um líder na engenharia de manutenção e operação de sistemas prediais de alta complexidade. Sua trajetória no mercado é caracterizada pela capacidade técnica e operacional, focando na satisfação dos clientes e na busca por inovação.

Recentemente, Antonio Cociolito Netto, Diretor Executivo da empresa, conversou com a InfraFM sobre a adaptabilidade da Temon Serviços em tempos de desafios, sobretudo durante a turbulência de 2020. Com a transição inesperada para o trabalho remoto e a incerteza global, muitos setores viram uma queda no mercado. No entanto, a Temon provou ser resiliente, especialmente nas regiões nobres de São Paulo. A empresa detém impressionantes 75% da ABL da região da Faria Lima e administra a manutenção de metade dos maiores prédios da metrópole, com presença também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

2023 mostrou-se promissor com um crescimento de 23% nos primeiros sete meses, apesar das adversidades. Cociolito Netto atribui parte desse sucesso ao software proprietário da Temon, o “Sistemon”, do uso de Realidade Aumentada e do investimento contínuo em tecnologia. Projetado especificamente para a gestão de ordens de serviço, gestão de consumos e operações, o software é o resultado de feedbacks da equipe operacional, tornando-o não apenas intuitivo, mas também altamente funcional. Ele vem equipado com recursos de GPS, reconhecimento de voz e geração automática de relatórios mensais.

Com o software, a empresa proporciona uma experiência sem precedentes para seus clientes: solicitações em tempo real, acompanhamento de serviços e relatórios transparentes. Essa transparência, juntamente com a precisão dos dados, solidificou a reputação da Temon como uma das lideranças em seu setor.

Mas como toda empresa em expansão, a Temon enfrenta desafios. A busca por mão de obra qualificada é uma constante, por isso mantém uma área para treinar e capacitar a equipe da operação. Enquanto algumas empresas veem a formação de colaboradores como um custo, a empresa vê como um investimento. Além disso, a legislação rigorosa significa que a capacidade de treinar adequadamente muitas vezes é superada pela velocidade de crescimento da empresa.

A evolução do mercado imobiliário também trouxe novos desafios. Com a tendência de edifícios corporativos agora pertencendo a donos individuais ou fundos, a manutenção adequada nunca foi tão crítica.

Sabe-se que o que não tem manutenção adequada vira Capex. A falta de manutenção adequada se converte em gastos futuros substanciais para o proprietário. A negligência nos cuidados de hoje representa investimentos significativos no futuro, e essa conta recai unicamente sobre o dono do imóvel, e não sobre o condomínio. Portanto, priorizar uma manutenção de qualidade é uma abordagem estratégica para evitar despesas maiores no longo prazo.

Compreender essa perspectiva do proprietário é crucial. Eles desejam preservar seu patrimônio efetivamente. No diálogo com esses proprietários, ressaltamos nossa posição: a Temon possui um legado marcante no mercado, construído ao longo dos anos, o que nos confere grande credibilidade.

Em uma época de constante reinvenção, a Temon Serviços está à frente, adaptando-se e superando obstáculos. E com a determinação e visão de Antonio Cociolito Netto e sua equipe, o futuro parece brilhante para essa empresa pioneira.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP