NEOWRK
 

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina

Em tempos de pós pandemia onde empresas e organizações buscam se sobressair na recuperação econômica, segue também o desafio de pensar nos novos modelos de trabalho.

Por Léa Lobo

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina

Foto: Divulgação


Em tempos de pós pandemia onde empresas e organizações buscam se sobressair na recuperação econômica, segue também o desafio de pensar nos novos modelos de trabalho. Essa questão gera interesse por parte dos colaboradores e até mesmo de alguns empregadores, visando a ser tendência no mercado imobiliário, e isso acarreta não só a discussão sobre o futuro dos escritórios e novos espaços de trabalho no modelo híbrido, mas também qual é o custo dos projetos.

A consultoria imobiliária Newmark realizou levantamento avaliando os custos para implementação de projetos de escritórios em 2022 nos principais países da América Latina. O Brasil, a despeito da desvalorização cambial, aumentos de custos de matérias-primas e de mão-de-obra qualificada, é o país com o menor custo por metro quadrado (veja quadro ao lado). A consultoria avaliou valores de honorários, obra, acessórios e mobiliários novos, assim como custos com TI - servidores, PCs, monitores.

A categoria Premium inclui área de escritórios com iluminação ajustável, carpetes de alta qualidade e teto com placas de alto isolamento acústico, sistemas de envidraçamento de alumínio e portas altas de vidro, tetos em placas de gesso nos corredores internos, com iluminação embutida e difusores lineares e refeitório com bancadas e acabamentos de alta especificação. Nos halls e recepção, pisos de pedra importada, painéis acústicos, revestimento em pedra, metal e madeira com iluminação integrada. E, por fim, salas de reuniões com fachadas com vidros duplos, painéis acústicos personalizados com equipamentos para apresentações de última geração totalmente integrados, entre outros.

A pesquisa da Newmark também aponta que o futuro dos escritórios se conecta com uma conjugação de eficiência, bem-estar, tecnologia e sustentabilidade. “As pessoas não querem mais trabalhar para uma empresa que apresenta um impacto ambiental negativo”, diz o levantamento.

Comparativo de custos por país e categoria

Foto: Divulgação

Uma outra pesquisa fornecida pela Office for National Statistics, em 2021, revelou que até 85% da força de trabalho é a favor do modelo híbrido que consiste em ir alguns dias ao escritório e outros trabalhar remotamente. Com o mesmo ideal, cerca de 55% dos empregadores esperam que seus funcionários trabalhem de casa ou remotamente por pelo menos parte da semana.

Ainda mais recente, em outubro de 2022, uma pesquisa foi realizada com exclusividade pela Revista InfraFM com a participação de 224 profissionais que atuam em Facility, Property & Workplace Management. Essa pesquisa afirmou que neste ano de 2023, o regime híbrido nas empresas tende a ser prevalecido, conforme mostra o gráfico:

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina - gráfico 1

Foto: Divulgação


Foi perguntado também aos profissionais sobre os espaços de trabalho da empresa, independente do home office. 42,6% dos entrevistados responderam que pretendem ao longo dos próximos 12 meses readequar seus espaços atuais.

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina - gráfico 2

Foto: Divulgação


A partir deste ano, empresas tendem a discutir mais sobre o assunto, diferente de antes da pandemia, onde o foco estava em saber como tornar o escritório um lugar melhor para trabalhar, hoje em dia, a visão passa ser em ver a natureza mutável do trabalho e como isso influencia o design do escritório e do local de trabalho de forma mais ampla, não perdendo a essência de ainda querer frequentar esses espaços.

Em 2022, o design de escritórios foi tendência a se concentrar em como os locais de trabalho estão se adaptando a um ambiente pós-Covid-19, e a partir disso, achar formas de trabalhar sobre algo que englobe uma mistura de anywhere office e trabalho presencial no escritório.

Por fim, há por parte das empresas uma contínua transformação em seus “layouts” nos espaços de trabalho e isso traz um custo para as organizações e ter uma base do quanto é este valor por m2, conforme aponta a pesquisa da Newmark, é sempre uma fonte de referência comparativa para valores praticados no mercado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Incêndios: prevenção, contenção, reação e muito mais

Acompanhe a entrevista com o profissional Ignácio De La Rosa, da Carrier Fire & Security e veja os principais insights que ele considera como fundamentais no processo de gestão de hospitais para o controle de incêndios.

Como anda sua saúde mental?

Com o tema "A vida pede equilíbrio!", a campanha Janeiro Branco de 2023 comemora sua 10ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP