Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Expansão de uso de biotecnologia no tratamento de resíduos no Sul do País

Focada na biorremediação de efluentes de diferentes setores industriais, empresa parte para alcançar mais projeção no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

​Pioneira no mercado brasileiro de biotecnologia e líder em bioinovação, a Superbac, que possui a biofábrica mais moderna e inovadora da América Latina, desenvolve soluções específicas para o tratamento biológico de efluentes industriais e sanitários.

Com produtos formados a partir de consórcios biotecnológicos de alta atuação para os sistemas de tratamento (ETEs, lagoas e tanques), e efluentes gerados pelos processos de limpeza de equipamentos e intervenções específicas nas indústrias, a empresa atende representantes dos setores alimentícios, de bebidas, têxteis e de papel e celulose em todo o Brasil.

Agora, seu objetivo atual é expandir seu market share em matéria de tratamento de efluentes na região Sul do País, conforme enfatiza a gerente de novos negócios e de pós-venda da Superbac, Monique Zorzim.

"O Sul do Brasil é um grande mercado produtor de proteína. Por isso, estamos direcionando esforços para divulgar nossos biorremediadores e ganhar mais espaço entre indústrias locais. Ainda temos o intuito de nos aproximar cada vez mais do polo têxtil, que se concentra principalmente em Joinville e Jaraguá do Sul, ambas em Santa Catarina, e de outros mercados do Sul, como os de lácteos, alimentícios e de bebidas", detalha a gerente.

Tratamento de efluentes

O mau gerenciamento dos efluentes industriais causa danos, principalmente, para as fontes hídricas. A água resultante dos processos industriais se transforma em efluente, que geralmente é tóxico e contém elementos altamente poluentes.

Por esse motivo, antes de ser descartado, esse efluente deve ser tratado em uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE), para que não contamine a rede de esgoto e as águas dos rios.

Não tratar devidamente os efluentes industriais é uma ação que desrespeita as leis ambientais, podendo gerar sanções, multas e até a paralisação das operações da companhia infratora.

A biotecnologia no efluente

Gerenciar os resíduos de maneira correta é ainda um desafio para muitas empresas. Nesse quesito, a Superbac surge para proporcionar recursos eficientes, ecologicamente corretos e com custo-benefício adequado às necessidades de cada contratante.

A primeira ação da biotech é o de compreender as características principais do sistema de tratamento do cliente e quais são suas necessidades. Assim, consegue identificar quais os melhores blends de microrganismos para dar andamento ao tratamento dos efluentes.

A tecnologia utilizada, a biorremediação, consiste no tratamento de efluentes e resíduos, higienização e desinfecção por meio da utilização de bactérias biodegradadoras naturais. Além de produtos intrinsecamente inovadores, a Superbac conta com grandes diferenciais competitivos, pois detém o know-how para a seleção das cepas de bactérias utilizadas.

Para entender melhor, a biorremediação é o processo que degrada os compostos orgânicos por meio da ação de microrganismos através da bioestimulação (estimulação da microbiota presente) e/ou bioaumentação (inserção de microrganismos).

"Os consórcios formados por microrganismos atuam com o propósito de consumir grande parcela dos sólidos suspensos voláteis presentes em sistemas de tratamento, trazendo uma redução significativa do descarte de lodo, compostos orgânicos e óleos vegetais, reduzindo a incidência de odores dos sistemas. Especialmente selecionados, eles concedem importantes benefícios, como aumento da capacidade de tratamento e estabilização de sistemas com sobrecarga e aumento da eficiência", pontua Zorzim.

Outra vantagem é que enquadram parâmetros de descarte previstos em legislação ambiental, com redução na utilização de químicos e contribuem para a diminuição de consumo de energia. Há também um ganho de economia financeira.

A Superbac ainda realiza um estudo aprofundado da estação e alinhamento dos objetivos finais. Com isso, consegue desenvolver o composto biotecnológico e o protocolo de dosagem personalizado. A empresa também oferece o monitoramento do serviço, com visitas mensais de técnicos especializados e a emissão de laudos imparciais emitidos por laboratórios certificados pelo Inmetro. Outros serviços oferecidos são a análise de desempenho para verificar possíveis correções e desvios operacionais e o acompanhamento por meio de plataforma online.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Idea!Zarvos lança TERRA CÉU

[Real State] Primeiro edifício projetado por Gustavo Utrabo em São Paulo, o jovem arquiteto figura entre os artistas do acervo permanente do Centre Pompidou, uma das mais importantes instituições de arte moderna e contemporânea da França

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde