Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Segurança e eficiência nas salas de carregamento de baterias

Inspeção regular é necessária

Vale mais prevenir do que remediar, já dizia o velho ditado. Assim, além da adequação das estações e salas de carregamento de baterias, as normas e regulamentações nacionais e internacionais determinam a realização de uma inspeção regular dos equipamentos e após o início da operação.   

"Por isso, apesar de fornecer ao mercado linhas de carregadores que praticamente dispensam manutenção, a Fronius também oferece pacote personalizado de serviço de inspeção e assistência técnica para sistemas de carregamento de baterias e infraestrutura de carregamento, e ainda treinamento de colaboradores para que possam fazer a manutenção posteriormente", afirma Rogério Alves, suporte técnico nacional da unidade Perfect Charging, especializada em carregadores de bateria da Fronius do Brasil.

Alves ressalta ainda que a inspeção de segurança realizada de maneira correta também permite detectar antecipadamente defeitos técnicos e falhas operacionais, estendendo dessa forma a vida útil dos carregadores e das baterias, o que reduz os gastos com reparos e danos maiores, como atrasos na entrega e da produção.

Principais alvos de inspeção - No Brasil, a determinação é que a inspeção seja feita a cada três meses. Na hora de vistoriar a sala ou estações de carregamento é preciso observar atentamente os seguintes pontos:

- Condições ambientais: o local deve estar seco, sem vazamentos e umidade, fresco e sem formação de gelo. Também é importante que o espaço tenha ventilação suficiente para que as empilhadeiras e as baterias possam esfriar corretamente antes de fazer a carga.

- Sistema de segurança: cuide para que a sala de carregamento tenha sistema proteção contra incêndio e explosão instalado e funcionando.

- Aparência dos equipamentos: verifique se os carregadores de bateria têm algum defeito visível, como por exemplo, cabos e conexões danificadas. Caso haja, algum problema, documente para que os especialistas possam corrigir as falhas.

- Parte técnica: faça testes para verificar se a parte elétrica e mecânica dos carregadores de bateria está executando todas as funções relevantes, seguindo as normas técnicas e incluindo a documentação.

- Manutenção: trabalhos de manutenção, como limpeza e revisão dos conectores, prolongam a vida útil do sistema de carregamento de baterias e devem ser realizados regularmente.

- Protocolação: os resultados da inspeção de segurança devem ser documentados em um registro de teste e disponibilizados para possíveis auditorias.

E, por fim, Alves recomenda ainda um bom treinamento sobre a parte técnica dos equipamentos, para que os cuidados sejam mantidos após a inspeção e, com isso, os investimentos preservados.

Rogério Alves, suporte técnico nacional da unidade Perfect Charging.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde