TELELOK
 

Corporações buscam cada vez mais um método sustentável de gestão

Pesquisa UniEthos foi realizada com 250 companhias nacionais, de todos os tamanhos

Por Léa Lobo

A pesquisa “Estratégias Empresariais para a Sustentabilidade no Brasil” realizada pela UniEthos com 250 companhias nacionais, de todos os tamanhos, descobriu que 69% das empresas brasileiras reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade.

Por definição, a sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações de uma empresa visando ao respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve adotar atitudes éticas e práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.

 

Para o Diretor Comercial do Grupo Scapini, Lucas Scapini, os recursos de sustentabilidade da empresa também podem mudar ativamente a sua imagem perante os consumidores. “Com o aumento dos problemas ambientais nas últimas décadas, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de proteger o meio ambiente e buscam cada vez mais produtos e serviços de empresas sustentáveis”, aponta.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2018, 98% das empresas buscam incorporar aspectos de sustentabilidade nas metas de desempenho dos funcionários e 2% das corporações não possuem aderência ao movimento.

“Ser sustentável não é apenas uma referência ao cuidado com o meio ambiente. É, sim, uma cultura organizacional que precisa ser adquirida por todas as companhias. Ser sustentável é ser recíproco com a sociedade e com a microeconomia que está em volta das empresas e com seus parceiros e fornecedores. É ter sustentabilidade financeira do negócio, é economia colaborativa. [...] Esta é a importância do tema atualmente”, pontua o COO da GVM Solutions, Felipe Medeiros, sobre a necessidade de o termo fazer parte de uma cultura.

O pós-covid e as transportadoras sustentáveis

Durante a pandemia, existiram grandes dificuldades no enfrentamento ao vírus e um grande equilíbrio dos ecossistemas naturais com o isolamento social. Segundo dados do site Polen, 85% dos brasileiros desejam ver a proteção do meio ambiente como prioridade na retomada.

Não é diferente no transporte de cargas: uma grande movimentação das transportadoras por meios e produtos sustentáveis mostra uma preocupação dos colaboradores e dos gestores acerca desse assunto. “O Grupo Scapini atua fortemente nessa questão. Em nosso meio, uma estratégia é fundamental para esse elo: a logística reversa, responsável pela coleta e reciclagem dos produtos e de seus resíduos após o consumo do cliente final, sendo uma obrigação legal para as empresas e essencial para a redução da poluição e seus respectivos impactos na saúde humana e no meio ambiente”, indica Lucas.

“Aqui na Ouro Negro Transportes levamos a questão ambiental como cultural no nosso modelo de conduta. Contamos com algumas ações sustentáveis como o reaproveitamento de água da chuva, coleta seletiva, descarte correto de matérias, sensores fotocélula, entre outros”, conta a diretora da Ouro Negro Transportes, Priscila Zanette, sobre as principais medidas tomadas em sua empresa.

Na GVM Solutions, a mudança vem diretamente dos caminhões. “A GVM possui várias ações e projetos voltados à sustentabilidade. Operamos com frota própria 100% dentro das normas do PROCONVE P7 e do EURO 5, com diesel S10 e apoio dos sistemas EGR e SCR (Arla 32), cuja redução de enxofre é de até 98%”, relata Felipe.

A sustentabilidade é o futuro?

A Amazônia tem a maior quantidade de microrganismos do mundo, e o modo como afetamos esse ambiente poderia desencadear um surto global, como ocorreu anteriormente no caso da leishmaniose. Outra pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial conta que 31% dos 12.012 surtos de doenças em todo mundo entre os anos de 1980 e 2013 estão ligados diretamente a ambientes que foram devastados.

Para Lucas, o termo vai além das corporações: faz parte do futuro. “Escolher ser sustentável influencia não somente a sua empresa, mas o seu modo de vida e a vida das gerações futuras. A consciência sobre o meio em que vivemos deve ser intrínseca aos valores da companhia para juntos construirmos novas pontes entre a vida profissional e a preservação do meio ambiente”, completa.

“Minha preocupação, que acredito que deveria ser de todos, é com o futuro do planeta. Que mundo que desejamos deixar para nossos filhos e netos? Dizem que o verdadeiro significado da vida é percebido quando entendemos que hoje devemos plantar uma árvore mesmo sabendo que nunca nos sentaremos à sombra dela”, reflete Felipe.

Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP