Sorteio Nespresso
 

Por um futuro inovador em FM

Pesquisa desenvolvida pela Inventsys com foco em inovação e tecnologia, busca conhecer o momento atual do setor, frente às diversas transformações que estão acontecendo no mercado

Por Larissa Gregorutti

Nesta quarta revolução industrial, todas as empresas serão impactadas de forma transformadora pela tecnologia.

A capacidade de inovar deve apontar quem conseguirá continuar a jornada de crescimento da produção e melhorar posições nessa nova economia. Buscando entender o atual momento do setor de FM em meio a transformação digital, a Inventsys desenvolveu uma pesquisa sobre Inovação em Facility Management no Brasil, disponível gratuitamente para download.

Segundo Mário Verdi, CEO da Inventsys, “Toda a área de FM será fortemente atingida por tecnologias como Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things – IoT), reconhecimento facial e inteligência artificial ou por mudanças nos modelos como a ‘uberização’ de serviços. Nossa pesquisa buscou perceber o quanto os coordenadores de Facilities estão atentos a essas mudanças e quais seus anseios e desafios com relação a implantação de tecnologias em suas operações e processos”.

A pesquisa recebeu aproximadamente cem respostas ao formulário on-line que foi distribuído por lista de e-mails e LinkedIn aos profissionais de Facility, ou áreas relacionadas, de grandes empresas do Brasil.

Dentre os cargos/ocupações dos participantes, Coordenador de Facility foi o mais citado, sendo que as respostas objetivas e os comentários das questões qualitativas possibilitaram dimensionar determinados aspectos do setor de FM como uma área em plena transformação para se posicionar como estratégica e inovadora.

Sobre o que o FM tem a dizer, ficou claro com relação ao futuro, a importância de o profissional manter o conhecimento atualizado, por meio de treinamentos, capacitações, participação em eventos e feiras do setor, além da necessidade de um conhecimento especializado. Segundo a pesquisa, “O grande desafio do perfil de Facility vem da sua multidisciplinaridade. Nenhum profissional será abrangente o suficiente para atender com maestria todas as facetas do FM. Por isso, é muito importante a noção de que a melhor performance virá da construção de uma equipe diversa e capaz”.

Ao imaginarem a profissão nos próximos dez anos, a maioria dos profissionais citaram uma área de FM mais integrada com o business e com a operação, projetando um setor bastante competitivo com profissionais capacitados. Tecnologia e inovação de processos também marcam presença em muitas respostas, projetando que as áreas de FM, manutenção e conservação abraçarão soluções tecnológicas (como, Internet das Coisas, automação e telegestão).

Questões que também foram citadas ao longo da pesquisa, foi a necessidade de resolver problemas de relacionamento com fornecedores ou dentro da própria empresa; a necessidade da automação, para concentrar operações na mesma plataforma, BI (inteligência de dados) etc.; além da redução custo, que foi diversas vezes mencionada como uma problemática muito enfrentada pelos gestores de FM, que estão sempre em busca de melhores soluções.

Um dos principais desafios citado foi a dificuldade em gerar valorização para a área de FM dentro da organização, principalmente na visão da direção da empresa.

Com foco em inovação e tecnologia dentro das empresas, a pesquisa deixou claro que o entendimento sobre o impacto da tecnologia ainda está muito superficial na área de FM.

“Se falarmos sobre transformação digital, muitos ainda farão referência a digitalização de processos, que é um passo muito inicial do todo. Entendimentos superficiais sobre o tema, resultam em investimentos milionários em um sistema de sensoriamento de vagas de estacionamento, por exemplo, enquanto a solução atual estaria na melhoria do fluxo de carga e descarga de motoristas de aplicativos ou reserva e uso de bicicletas e patinetes”, explica Verdi.

Segundo o CEO, o Brasil apresenta uma realidade muito curiosa. Existe um grande espaço para implantação de processos de digitalização com imensos ganhos de produtividade. Isso porque, ainda é possível encontrar nas maiores empresa do mercado, processos de abertura de chamados, e execução de ordens de serviço e inspeções totalmente manuais. Assim, esclarece, “não podemos ficar ansiosos com as grandes transformações que estão vindo e deixar de agir nas melhorias imediatas e óbvias que podem ser implementadas agora mesmo”.

Nesse sentido, a pesquisa concluiu que quanto mais especializado o gestor de FM e serviços for, mais ele pode buscar por inovação, combater processos engessados, investir em tecnologia, pensar na experiência do colaborador e se mostrar relevante para a companhia.

Acesse aqui a pesquisa inédita com Coordenadores de Facilities:

https://baixe-ebook-pesquisa-inventsys.subscribemenow.com/

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP