3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Sistema inteligente para gestão de energia

Como fazer uso consciente de energia sem deixar de lado as comodidades e as modernidades eletrônicas oferecidas pelo mercado

Gastar com energia elétrica é inevitável, não há como fugir disso. O consumo de energia é uma necessidade indispensável em todos os setores da sociedade. A questão é: como fazer uso consciente, inteligente e econômico de energia sem perder as comodidades e sem deixar de lado as modernidades eletrônicas oferecidas pelo mercado? O último relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que, com exceção do setor industrial, pouca gente sabe como consumir energia da forma correta, sem trazer prejuízos para o bolso e para o planeta. De acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia da EPE, houve crescimento de 4,6% no consumo de eletricidade no início desse ano, em comparação ao mesmo período em 2018, tanto no setor residencial quanto comercial.

Para Alexander Dabkiewicz, Gerente Comercial da Divisão de Consultoria e Gerenciamento de Energia da ENGIE e responsável pela plataforma Follow Energy, a ferramenta ideal para economia de energia é o consumidor, que deve saber como utilizar energia de forma consciente e reduzida, e ter uma noção exata de como se gasta. “É através do acompanhamento do consumo que podemos realizar uma análise eficiente, identificarmos oportunidades e desvios e, assim, traçarmos ações para termos o uso correto da energia”, explica Dabkiewicz. Segundo ele, a ENGIE oferece a ferramenta ideal para quem busca essas soluções: o Follow Energy, um sistema de monitoramento e controle de energia e utilidades. “Nós buscamos a melhor solução para o cliente. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico, conversar, entender o que ele deseja e precisa, qual a sua motivação e daí, sim, especificar o melhor equipamento, o melhor hardware, o melhor medidor. E o interessante é que a gente consegue, por meio desse processo, entregar não só um equipamento ou uma plataforma de monitoramento para o cliente, mas um pacote de serviços importantes para ele: como suporte, manutenção do site, atendimento remoto e gestão, para que consigamos fazer uma parceria com esse cliente e trazer o melhor resultado possível para ele.”

Com uma redução de 15% no consumo, o Grupo Santander foi um dos que recorreu ao serviço de monitoramento e gestão de energia da ENGIE Soluções. A rede bancária possui mais de dois mil pontos de consumo e o resultado da ação de eficiência energética adotada resultou em uma economia significativa. Um dos projetos de gerenciamento de energia utilizados pelo Banco Santander foi justamente o Follow Energy, implantado em mais de 1.500 agências. Dabkiewicz conta que o sistema gerou uma redução de 15% de consumo de energia, do total das agências, por meio da automação e o controle do ar condicionado. 

A ENGIE Soluções tem atuado em todos os segmentos do setor de eficiência energética, contabilizando mais de 600 clientes e 6.200 sites atendidos, fornecendo desde o monitoramento até a entrega de serviços que reduzam o consumo. Essa divisão da ENGIE Brasil oferece soluções integradas capazes de transformar cidades, empresas e pessoas, além de sistemas customizados para diversos setores (agronegócio, indústria, comércio, shoppings, hospitais, condomínios, portos, aeroportos, setores de segurança e defesa, entre outros), tendo como base dois pilares: redução de custo de energia e melhoria de infraestrutura.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP