Expo
 

Aporte de peso

Estudo da Schneider Electric e Unwork revela que, em 2019, investimento global em edifícios inteligentes superará os 14 milhões de euros

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Léa Lobo

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, e a Unwork, consultoria especializada nas novas formas de trabalho, lançaram o Smart Working, um relatório que expõe as vantagens dos edifícios inteligentes para os seus ocupantes e para os desenvolvedores de propriedades imobiliárias comerciais. O relatório também identifica os principais facilitadores tecnológicos e demonstra como os edifícios inteligentes contribuem para transformar os ambientes de trabalho e o panorama urbano.

O investimento em sistemas de construções inteligentes cresceu consideravelmente nos últimos anos. A despesa global aumentou em 5.816 milhões de euros em 2015. Para o ano de 2019, prevê-se que esse número chegue aos 14.460 milhões de euros, segundo dados do International Data Corporation (IDC), o que reflete a sensibilização cada vez maior que as empresas têm sobre os benefícios que esse tipo de edificações pode agregar: melhoria do rendimento do negócio, atração de novos talentos, entre outros.

No relatório, estabelece-se um novo modelo orientado para os resultados que avalia até que ponto um edifício é inteligente, o modelo Activ8, que detalha os oito benefícios que um prédio deve ter para poder ser considerado como tal. Assim sendo, o edifício inteligente é sustentável e evolutivo, uma vez que proporciona informação de valor sobre o edifício e permite agir com base nos resultados, obtendo melhorias em eficiência energética. Também é flexível, permitindo instalar modelos de trabalho mais ágeis, dinâmicos e saudáveis. Tais modelos de trabalho contribuem para que haja progressos na experiência dos utilizadores e para maior eficácia e produtividade. Além disso, graças à utilização avançada de dados e análises, os edifícios inteligentes são mais colaborativos.

Segundo o relatório da Schneider Electric e da Unwork, as soluções inteligentes de gestão de energia adotadas nos edifícios inteligentes permitem otimizar o rendimento dos sistemas e dos consumos, conseguindo alcançar a eficiência energética. Além disso, a geração de energia on-site, em conjunto com um software avançado de analítica e os novos tipos de materiais de construção inteligentes permitem que alguns edifícios sejam fornecedores de energia para as companhias elétricas nacionais.

Devido às tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial, os edifícios inteligentes podem detectar e diagnosticar de forma eficaz possíveis falhas, melhorar a segurança de seus ocupantes e usuários, medir o nível de saúde organizacional da empresa, entre muitos outros benefícios.

Sete passos para criar um edifício inteligente

O relatório Smart Working: os edifícios inteligentes e o futuro do trabalho indica os sete passos que um desenvolvedor deve seguir para construir um edifício inteligente. Esses passos começam idealmente no mesmo momento da conexão do projeto e expandem-se desde a identificação dos especialistas que ajudarão a tornar a ideia real, até a escolha dos parceiros que a implementarão, passando pelo estudo dos aspetos básicos como a oferta e a procura de eletricidade, o iBMS ou os sistemas construtivos resilientes interconectados, até à eleição das tecnologias e componentes que serão incluídas no projeto, ou os dados que devem ser recolhidos e tratados para alcançar os objetivos.

Cubo Itaú: um case de edifício inteligente

Mais do que um edifício moderno, a nova sede se desenvolve para ser um organismo vivo por meio da autorregulação. E para atingir esse objetivo, o edifício que abriga o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina passa a contar com mecanismos de automação predial.

Com 14 andares e capacidade para mais de 1.250 residentes, o edifício ganhará inteligência com o EcoStruxure™ Building Operation, da Schneider Electric, plataforma aberta e colaborativa de IoT para smart buildings da multinacional francesa. Dentre as soluções inovadoras para todo o ecossistema predial estão: controle de seis sistemas de ar-condicionado; 60 km de cabos para conectividade; controle de persianas; sistema de gestão de água, jardinagem e letreiros; controle de iluminação; software de realidade aumentada para manutenção; e estação meteorológica localizada no rooftop, que permite, por exemplo, abrir ou fechar as janelas.

Ar-condicionado democrático

Atrelando a automação predial com a atmosfera de colaboração e bom convívio, intrínseca ao conceito de ambientes de coworking, a Schneider Electric desenvolverá para o Cubo uma página na web para controle do ar-condicionado via votação. Dessa forma, em vez de acionar uma central pedindo a mudança de temperatura, os usuários do espaço podem acessar o site para votar a favor do clima que mais os agrada. De acordo com o resultado, o sistema regula automaticamente o ambiente. Além do ar-condicionado interativo, haverá em algumas salas um interruptor multitouch que permite compor cenários de iluminação conforme a vontade de quem estiver ali.

“Estamos desenvolvendo soluções que permitem ao Cubo Itaú o máximo de autonomia predial, casando as necessidades do edifício com a automação. Hoje, são mais de mil produtos instalados que possibilitam uma autorregulação do empreendimento”, afirma Klecios Souza, Vice-presidente de Building da Schneider Electric Brasil.

Gerenciamento de energia

A fornecedora ainda apoia o Cubo Itaú na gestão da energia elétrica. Graças ao EcoStruxure™ Power, sistema de distribuição elétrica da Schneider Electric para arquiteturas de média e baixa tensão, o prédio ganha eficiência na operação e na economia de energia, dirigindo uma infraestrutura quatro vezes maior, com um consumo de carga menor.

“A expansão do Cubo Itaú para um espaço quatro vezes maior foi um grande desafio e contar com um grande parceiro como a Schneider Electric tem sido estratégico no fomento ao ecossistema de empreendedorismo brasileiro”, afirma Reynaldo Gama, Head de Corporates do Cubo Itaú. Segundo o Executivo, a aproximação e toda a expertise tecnológica do novo parceiro fortalecerá a troca de conhecimento entre as startups residentes no hub.

Clique aqui para conferir a versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP