19º Congresso InfraFM
 

Robotização, Internet das Coisas e muito mais!

7ª Expo INFRA Facility SP retrata o atual cenário do segmento de Facilidades e Propriedades: de que as tecnologias já estão mudando (para melhor) a forma como se gerencia serviços e instalações

A 7ª Expo INFRA Facility SP, realizada em paralelo ao 15º Congresso INFRA, nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, bateu recorde de público e satisfação.

Totalmente alinhada ao tema do Congresso desta edição “Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade”, a exposição mostrou que os gestores de FM estão bastante abertos às vantagens que as tecnologias podem oferecer no exercício de gerenciar a infraestrutura e os serviços dos espaços comerciais, corporativos e industriais.

Cerca de mil profissionais do setor passearam pelos 2,5 mil m2 de feira, que na próxima edição contará com o dobro de espaço! Confira a seguir os principais destaques de cada empresa expositora!

Expositora pelo terceiro ano consecutivo, a Flexform levou para o evento um showroom de 102 m2, onde clientes e prospects puderam conferir de perto o design, a ergonomia e a qualidade dos produtos (assentos executivos, operativos, para auditórios, coletividade e ambientes de espera), a exemplo da My Chair, as três versões da Uni, a Tecton, entre outros modelos. Mas o destaque mesmo ficou para uma linha completa de produtos ideais para ambientes colaborativos e mais flexíveis, lançada em fevereiro. “O Gerente de Facilities é um profissional fundamental para o nosso negócio. Muitas vezes, é através dele que podemos oferecer os nossos produtos e contribuir para que o ambiente de trabalho de nossos clientes esteja com o conforto e qualidade necessários para contribuir com a produtividade dos profissionais. Esse é um dos motivos que levaram a Flexform a estar presente neste evento referência que reúne os FMs das principais empresas do mercado. Fizemos muitos contatos, o que nos deixa muito satisfeitos”, destaca o CEO Pascoal Iannoni.

www.flexform.com.br

Líder em aluguel de móveis corporativos e residenciais, com duas décadas de história e sete unidades próprias espalhadas pelo Brasil, a John Richard se apresentou na Expo INFRA deste ano de uma forma completamente diferente. “Optamos por um espaço compartilhado com outros parceiros – o Espaço de Convivência –, onde nossa proposta foi trazer conteúdos relevantes, intensificar a troca de ideias e ter um workplace onde os participantes puderam realizar reuniões ou trabalhar individualmente. E tudo isso com o nosso mobiliário, como a mesa plataforma e as mesas lousas. Sobre o evento, sempre nos surpreendendo positivamente. A INFRA é referência no mercado de FM e não poderíamos deixar de estar juntos”, conta a CEO Pamela Paz. www.johnrichard.com.br

O Espaço de Convivência contou também com a presença do Grupo Facilities Services, voltado para cursos e consultoria na área. Durante os dois dias de evento, foram realizados talk shows com FMs do mercado e workshops como de Design Sprint. “Foi fantástico, adoramos a experiência e queremos repeti-la na próxima edição, com certeza!”, destaca Fátima Sousa, CEO do Grupo Facilities Services. www.facilitiesservices.com.br

Para facilitar o passeio pela exposição, os congressistas e visitantes tiveram à disposição charmosos lockers cedidos pela Huffix. “Temos linhas que se adequam a diferentes instalações, como bancos, aeroportos, indústrias, academias, ginásios, laboratórios, escolas, hotéis, clínicas e escritórios. Mais que armários, eles são peças que combinam design e resistência, inclusive com pintura antimicrobiana, garantindo melhores condições de higiene e saúde”, explica a Gerente de Marketing Patrícia Rozanelli. www.huffix.com.br

Maior escritório de arquitetura corporativa da América Latina, a Athié Wohnrath novamente marcou presença importante no evento, em um estande moderno e confortável, com espaço convidativo para um bate-papo regado a um bom café. Aqueles que participaram da visita técnica ao Complexo Intensidade da Cacau Show, em Itapevi (SP), parte da programação do Congresso INFRA, puderam conferir de perto a criatividade aplicada no desenvolvimento do novo escritório da empresa de chocolates. Projetado pela AW, “o espaço agrada a todos com ambientes de trabalho humanizados e sustentáveis que favorecem a produtividade. A presença marcante de características brasileiras dá um toque especial a todo o espaço com mobiliário rústico e salas de reunião que remetem a grandes cestos de cacau”, conta o Sócio-diretor Sérgio Athié.
www.athiewohnrath.com.br

Além de empresa de limpeza oficial da Feira, o Grupo Branco Branco se destacou pela experiência de mercado e pelas soluções que envolvem gestão em tempo real, redução de custos inteligente, criatividade e um time comprometido com os resultados. “Trouxemos muita tecnologia embarcada, como: sistemas de limpeza mecanizada (lançamento de equipamentos de última geração Tennant); sistemas de descartáveis (Ponto.Br – Santher); processos de fornecimento de descartáveis; materiais químicos e insumos através de nossa coligada Ponto.Br, além do ibranco, sistema de gestão em tempo real que revoluciona e atende todas as necessidades do segmento de FM. Todos aqueles que passaram pelo nosso estande puderam sair daqui com uma experiência. Quanto ao evento: extraordinário! Já fechamos um espaço para o ano que vem em um novo formato: uma ilha temática”, conta o Diretor Técnico Operacional, Luis Felipe Costa. www.brancobranco.com.br

Todos os diferenciais do Grupo Brasanitas, a exemplo de seus mais de 3.000 pontos de atuação e know-how em cada uma de suas divisões especializadas – Brasanitas Limpeza e Conservação, Brasanitas Hospitalar (Higienização de Instituições de Saúde), Praxxis Controle de Pragas, Infralink (Engenharia de Manutenção) e Divisão de Serviços Aeroportuários (DAS) – puderam ser conhecidos no evento, além do fato de a empresa ter ampliado o seu portfólio de serviços. “Novamente valeu muito a pena estar presente na exposição. Pudemos estreitar o relacionamento com nossos clientes, prospectar potenciais empresas e mostrar que também estamos atuando em análise/avaliação do fornecimento de energia elétrica, análise e projetos de eficiência energética, termografia, avaliação e manutenção de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), manutenção de subestações, entre outros”, explica o Diretor Regional de Facilities, Marcello Salvatore. www.grupobrasanitas.com.br

A Gran Coffee levou para o evento toda a sua expertise acumulada nesses 20 anos de mercado, com destaque para esta inovação no mercado nacional: a Grancoffee Express, loja self que consiste em várias estações (Fresh & Healthy, Alimentos, Bebidas, Snacks, Aqueça Aqui e Café), onde o colaborador da empresa pode se servir do que quiser e efetuar o pagamento do que consumiu em um totem que aceita cartão de crédito, débito e cartão alimentação. Ou seja: self-service. “Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o serviço mira, inicialmente, o público corporativo (empresas com no mínimo 150 funcionários). A implantação de toda a estrutura é feita pela Gran Coffee sem custo nenhum para o cliente, uma vez que o lucro vem das compras que serão realizadas”, explica o Diretor Comercial Gustavo Gama.
www.grancoffee.com.br

Plataforma de negócio inovadora e única na América do Sul, formada por 11 empresas que atuam no fornecimento de soluções de higiene e limpeza profissional para segmentos como escritórios corporativos, indústrias, educação, restaurantes e catering, hotéis, saúde, entre outros, a Allia levou para a Expo INFRA, dentre outras soluções, uma linha de químicos (principalmente para limpeza geral e pisos), que visa como primeiro objetivo proporcionar uma homogeneidade para atendimento de clientes corporativos, de norte a sul, pensando no melhor custo-benefício e nas soluções mais inovadoras que existem hoje. “Estamos lançando também uma plataforma eletrônica de alto nível para monitorar o nível de serviço com os clientes em logística e assistência técnica. Sobre o evento, novamente a qualidade do público-visitante foi bastante consistente”, disse o Diretor-executivo César Gesteira. www.allia.com.br

Referência na distribuição de materiais para limpeza profissional, higiene, descartáveis e acessórios, a Amade estreou no evento realizado pela INFRA. Um dos destaques trazidos pela empresa foi a Tork, marca sueca de papéis e dispensers. Além de apresentar uma linha durável e bonita, o diferencial em relação aos concorrentes é o seu sistema – focado na economia de produto, com diminuição do consumo de papel, sacos de lixo e mão de obra de reposição. Outra solução vem da parceria com a 3M, que produz tapetes especiais que ajudam em áreas úmidas, dias de chuva, contenção de sujidade, contenção de óleo e como barreira sanitizante para áreas alimentícias. Não são tapetes simplesmente, são tapetes que ajudam na manutenção da limpeza, destaca a Consultora Sênior, Estela Regulle Cellamare. “Nossa expectativa era encontrar pessoas com o poder de tomada de decisão, que já conhecessem o mercado e tivessem a intenção de melhorar seus processos e apresentar coisas novas. Certamente alcançamos o que viemos buscar”. www.amade.com.br

Especializada em melhorar a saúde das edificações há mais de 15 anos através da gestão de riscos ligados ao controle de pragas urbanas, a Biópolis Eco Controle de Pragas Urbanas levou para o evento uma série de novidades e informações para os gestores de facilidades prediais e corporativas. Além do Sistema Biópolis – que conta com quatro esferas de ação: pesquisa e planejamento, intervenção, cultura e documento – os visitantes puderam conhecer o BiópolisOnline, plataforma exclusiva em que o cliente pode encontrar diversos relatórios para a sua gestão, registros de todas as ações no cliente, não-conformidades apontadas, documentos para subsidiar auditorias e fiscalizações e muito mais. “Essa é a nossa quarta participação enquanto expositor. O crescimento constante do mercado de FM é uma realidade e apostamos em sua continuidade. Entendemos que essa é a escolha correta para quem busca estar conectado ao grupo de elite desse mercado. Aproveitamos para rever amigos, clientes e fazer novos contatos”, cita o Diretor-executivo Huggo Ivan Linares de Lucca. www.biopolis.com.br

Parceira da INFRA pelo terceiro ano consecutivo, a Bunzl Higiene + Limpeza destacou o seu foco na redução de consumo e economia de recursos, fornecendo produtos de qualidade, além de soluções completas com eficiência e inovação. “Mais uma vez a Expo INFRA Facility SP mostrou um público qualificado. É uma das principais feiras para alavancar as vendas e ganhar participação dentro do mercado de indústrias e grandes empresas que possuem uma área de FM, além de vir de encontro com a estratégia da empresa em crescer neste mercado. Neste ano, o produto que mais chamou a atenção do público foi o Sistema Scotch Brite Flex 3M, uma linha de produtos químicos com sistema de diluição e dosagem diferenciado. Para os gestores que precisam atender orçamentos e reduzir custos, é uma solução ideal por ser inviolável quando falamos da manipulação do produto. Outra solução, inédita no mercado, é a vending machine da Net Suprimentos, com produtos de higiene e limpeza, ferramentas e outros insumos.”, explica Camila Manhabosco, Merchandising Manager. www.bunzlhigiene.com.br

Com o objetivo de ensinar o Gestor de FM a atuar mais na estratégia e não apenas na operação, melhorando ainda a experiência do colaborador no ambiente de trabalho, a CI&T (especializada em acelerar a Transformação Digital por meio do Lean Digital) foi uma das novidades da exposição. Conversamos com o Head of IoT, Flávio Pimentel, e descobrimos que desde o segundo semestre de 2017 ela já oferece soluções especializadas para o mercado de FM. “O ControLight, por exemplo, ajuda você a gerenciar e otimizar a iluminação em ambientes corporativos, alavancando internet das coisas para gerar dados confiáveis e apoiar as decisões. A instalação é simples, com flexibilidade de layout. Outra solução é o Desk4Me, que une IoT, Cloud Computing, Image Recognition, Analytics e Mobile para permitir que os colaboradores escolham, reservem e façam check-in em sua mesa de trabalho, e que o gestor de facilities identifique como os espaços estão sendo utilizados”. www.ciandt.com/br-pt

Fundada em 2011, a Dinâmica Facility é uma empresa do Grupo Boa Vista que promove serviços de facilities com soluções integradas. Especialista em atividades-meio, como a gestão e manutenção dos espaços, sejam elas técnicas, operacionais ou administrativas, que demandam muito tempo e energia e podem tirar os gestores do foco principal de crescimento do negócio, a empresa atua em alguns segmentos de maneira mais forte, como em limpeza hospitalar, condomínios comerciais, condomínios residenciais de alto padrão, industrial, varejo e indústria de serviços. “Somos parceiros da INFRA há mais de um ano, e todos os eventos dos quais participamos nessa parceria nos fizeram olhar o mercado de forma muito mais positiva, nos ajudando a mostrar o nosso portfólio de serviços para nossos clientes”, disse o Diretor Juliano Cró. www.dinamicafacility.com.br

A Easy Construtora apostou no seleto público de facilities managers para expor sua expertise em construção. Com nove anos de atuação, ela já ultrapassou 1 milhão de m² entregues para mais de 700 empresas nacionais e multinacionais nos segmentos: corporativos, healthcare, educacional, comercial e hotelaria. Cresceu 31% em 2017 e pretende avançar 36% em 2018 (em faturamento – números já atualizados em maio). “A grande oportunidade que o evento da INFRA nos proporciona é entregar esse valor (o conhecimento) de forma organizada e estruturada. Essa é a nossa estreia no evento, embora já sejamos parceiros há mais tempo através de anúncios e publicações na revista – participação que simboliza a nossa confiança e principalmente respeito pelos profissionais de FM que, ano a ano, contribuem para que a engrenagem do mercado funcione de forma ética e assertiva”, ressalta o Diretor Guilherme Corrêa. www.easyconstrutora.com.br

A Elite Professional Melhoramentos oferece um portfólio completo de soluções como papel higiênico, papel toalha, sabonetes e álcool para mãos, guardanapos, panos de limpeza e itens complementares para a completa higienização de banheiros e cozinhas. Neste ano, uma das grandes novidades apresentadas na Feira foi o pano de limpeza Maxwipe: 30% mais resistente do que outros panos do mercado e reutilizável, o que proporciona uma economia interessante para estabelecimentos que não permitem o uso de pano de tecido e acabam tendo um alto custo com o papel descartável. A outra novidade é o guardanapo Elite Eco, o único guardanapo ecológico produzido 100% com fibras naturais do país. Disponível para uso nos momentos de coffee break e almoço, o produto fez grande sucesso entre os participantes do evento, que “mais uma vez se mostrou qualificado por reunir decisores da área. Tivemos a oportunidade de falar com diversos segmentos em que atuamos, o que é muito valioso”, destaca a Coordenadora de Marketing Professional Bruna Reitembach. www.eliteprofessional.com.br

A Engie é uma empresa líder em produção de energia e desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável. No Brasil, é a maior geradora privada de energia elétrica, operando uma capacidade instalada em 31 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. No evento deste ano, o objetivo principal da empresa foi compartilhar e tornar conhecida no mercado a sua nova atuação no setor de gestão e eficiência energética, manutenção multitécnica e facilities management. “O evento da INFRA é estratégico para nós. Percebemos que as pessoas com poder de tomada de decisão e influenciadores estão aqui. Falamos com diversas pessoas e fizemos vários contatos que se encaixam na estratégia da nossa empresa, que é conseguir trabalhar a eficiência energética junto com a área de Facilities Management e trazer ganhos e reduções de consumo para os clientes. Estamos muito felizes. Estarmos no evento foi a melhor decisão”, disse Leonardo Velasco Ribeiro, Gerente de Negócios. www.engie.com

No mercado brasileiro há 30 anos, com soluções voltadas à prestação dos serviços de manutenção e instalação nos segmentos de Telecomunicações, Sistemas Críticos de Energia, Climatização Predial, Manutenção Predial,  Circuito Fechado de TV (CFTV) e Processo de Gerenciamento e Desenvolvimento Mobile (PGDM), a EQS Engenharia cresceu 27% em 2017 e tem a meta de incrementar os negócios em 25% neste ano. Patrocinadora do evento pelo segundo ano consecutivo, a empresa pôde reforçar a sua marca e demonstrar o software de gestão das equipes de campo – plataforma on-line que permite a interação do cliente, de maneira imediata, com os serviços que estão sendo prestados, e com as informações devidamente registradas. “Foi uma ótima oportunidade para rever clientes, encontrar parceiros e potenciais clientes, e fazer uma reflexão dos impactos da inteligência artificial na nossa cadeia. Saímos daqui bastante satisfeitos, com a reserva de espaço para o próximo ano”, conta o Diretor Comercial Elói José Figueiredo Neto. www.eqsengenharia.com.br

Nascida da fusão entre a Optimus, empresa de desenvolvimento de softwares com foco na gestão de facilities e manutenção predial, e a Astrein, que atua há mais de 25 anos na área de manutenção industrial e facilities, a Exppe (inspirado na “expertise” de ambas as empresas) registrou um crescimento de 18% em 2017, com previsão de avançar outros 22% neste ano. Sempre em busca de inovações tecnológicas, a empresa mais uma vez foi presença importante na Expo INFRA Facility SP. Uma das novidades para este ano, conta o Diretor-executivo Adriano Silvestre, é um produto de IoT voltado para a gestão de sanitários, que teve a aceitação muito superior do que haviam previsto. Com o aplicativo, conseguimos entregar uma roteirização para a manutenção desses sanitários, uma vez que o sensor realiza um controle do fluxo de pessoas, trazendo vantagens para a operação, como: uso racional dos insumos, economia de tempo, gestão mais assertiva da mão de obra e conhecimento dos horários de pico. Sobre o evento, estamos muito satisfeitos e estaremos de volta no ano que vem”. www.exppe.com.br

A Flora Évora Paisagismo é especializada em locação, venda e conservação de vasos ornamentais e plantas para áreas internas e externas de diversos tipos de edificações. Neste ano, o destaque são os jardins verticais – painéis com plantas ornamentais para paredes de áreas internas e externas – para espaços menores em prédios corporativos e comerciais. De fácil e rápida instalação, cada painel é estruturado em metal galvanizado e tem capacidade para 21 vasos. Os painéis são autoirrigáveis, oferecem adubação ecoeficiente e sua manutenção é feita sem sujeira e de forma a evitar o desperdício de água. “Somos parceiros da INFRA desde a primeira edição da Expo. Estar aqui sempre traz bons resultados”, afirma o Supervisor Adriano Tavares. www.floraevora.com.br

Desenvolvedora há 26 anos de soluções integradas sustentadas por três pilares: Arquitetura, Engenharia e fornecimento de Produtos e Serviços, cuja sinergia dessas expertises resulta no Sistema Turnkey Informov, a Informov Engenharia + Arquitetura recebeu amigos, clientes e potenciais clientes em um espaço especial chamado de “Informov Café Galeria”, com o tradicional café gourmet (e chopp no final do dia), e que ainda homenageou todos os profissionais do mercado de FM por meio dos 14 facility managers que estamparam as Capas da Revista INFRA, trazendo cases da empresa de arquitetura e engenharia. “É um evento que atrai o profissional de Facilities e Infraestrutura, pela credibilidade, conteúdo e organização. A cada ano percebemos que o público cresce em quantidade e qualidade. Empresas têm visitado o evento com a equipe toda, e isso é muito bom pois nos aproxima muito do cliente. E no nosso segmento essa interação faz toda a diferença, pois agiliza o processo. Estamos muito satisfeitos com o evento”, cita o Diretor Comercial Murilo Toporcov. www.informov.com.br

Com mais de 40 anos de experiência na prestação de serviços de limpeza e infraestrutura, a InService marcou presença importante no evento. “Nosso principal diferencial é o atendimento através de bases operacionais descentralizadas, o que gera agilidade em respostas sem perder a cultura da empresa. Além disso, nossa atuação envolve tecnologias de ponta em equipamentos e materiais, sempre pensando no que há de mais moderno e sustentável. Atuamos em Limpeza e Conservação, Limpeza Hospitalar, Controle de Acesso, Engenharia de Manutenção, Logística Interna, Paisagismo e Jardinagem e Limpeza Portuária. Participar do evento foi uma escolha acertada, pela qualidade do público visitante, totalmente alinhado aos nossos objetivos. Já reservamos espaço para a próxima edição”, diz o Diretor Paulo Peres. www.inservice.com.br

Especializada em todo o processo de relocalização corporativa – desde o estudo do layout até a entrega da obra e mudança dos colaboradores – a Omma espera crescer 70% em 2018. “Nosso foco é manter a atuação no segmento corporativo em todo o Brasil (exceto região Norte) e mirar em novos setores, como: Hospitalar, Educacional e Hoteleiro”, conta Flávio Matta, Diretor Comercial da empresa, que criou no espaço do estande uma espécie de arquibancada com conectividade, remetendo aos espaços colaborativos, de convivência – tão presentes atualmente nos projetos que eles desenvolvem. “Mais uma vez pudemos perceber o quanto a feira possui um grande público e é organizada. Pessoas com poderes de tomar decisão e/ou influenciadores dos processos de contratação de produtos e serviços. Já reservamos espaço na próxima edição”, fala Matta. www.omma.com.br

Com forte expertise no desenvolvimento de soluções personalizadas em higiene e limpeza (que passam por um amplo portfólio de produtos, identificação das necessidades, implementação de processos e metodologia de limpeza, tudo com foco em resultados), a RL Higiene retornou mais uma vez ao evento para estreitar o relacionamento de negócios com o público de FM. Preocupada em agregar alto valor à venda dos produtos, a empresa investe na formação de profissionais e acredita na causa ‘facility’, razão pela qual produz conteúdos, promove eventos, incentiva o debate, conecta pessoas e cria redes. “Tudo isso para que as melhores práticas do mercado deixem de ser exceções e que os profissionais evoluam para encarar os desafios do complexo universo de facilities management através de uma visão sistêmica que priorize parcerias e resultados sustentáveis. Foi novamente uma boa oportunidade para nos mantermos atualizados em relação às boas práticas e ideias deste universo, além – é claro – de revermos parceiros e amigos e fecharmos negócios”, conta o Coordenador de Marketing, Eurico Vacaro. www.rlhigiene.com.br

Tecnologias para otimizar a operação e a experiência do usuário e serviços integrados de qualidade de vida foram algumas das vitrines da Sodexo. Com mais de 50 anos de atuação no mercado de serviços de Facilities e Alimentação (40 deles no Brasil), a companhia possui clientes conta com 35 mil colaboradores que atendem diariamente 1,5 mil consumidores nos segmentos Corporativo, Saúde, Educação e Energia e Recursos, em todo o Brasil. “Dentro de nossos serviços de facilities, por exemplo, desenvolvemos uma técnica para fazer inspeção de telhados com baixo risco, utilizando dois tipos de ferramentas: drone e termógrafo. A análise de coberturas realizada dessa forma, além de totalmente segura, traz outros tipos de ganhos: oferece 7X mais produtividade por hora comparada à análise tradicional (elevação do profissional à cobertura). Além de fortalecer a nossa marca, o evento nos permitiu discutir as tendências dos próximos anos a fim de continuar aportando valor aos nossos clientes”, detalha o Diretor de Operações Facilities, Hamilton Quirino. www.sodexo.com.br

A estreia da Trezentos60 na Expo INFRA Facility SP visou principalmente tornar mais conhecida desse público a sua expertise em projetos corporativos turnkey, gerenciamento de obra, alteração de layout e varejo, com atuação em São Paulo, Grande São Paulo e Rio de Janeiro. Seu know-how envolve obras de diversos tamanhos e complexidades, entre elas, alguns clientes de grande porte como o Grupo Votorantim, Banco Santander e Stone. Quem explica é o Diretor Fábio Verzani, que comenta sobre 2017: “foi muito positivo e para 2018 a expectativa é incrementar em 30% o nosso resultado bruto. Participar do evento da INFRA nos deu a oportunidade de nos atualizarmos com as novidades do mercado, trocar experiências e conversar com potenciais clientes, que puderam conhecer sobre o nosso DNA e experimentar um tour 360º do projeto com óculos de realidade virtual”. www.trezentos60.com

Especialista em soluções de Manutenção, Facilities e Eficiência Energética para os setores da Indústria; Saúde e Educação; Rodovias, Aeroportos, Portos e Ferrovias; Shopping Centers, Prédios Comerciais e Hotéis; e Distribuidoras Elétricas, a Vivante levou ao pavilhão de exposições da INFRA uma série de tecnologias, como manutenção teleguiada, termografia, telemetria e eficiência energética, IoT, sistema de gestão integrada de procedimentos e impressão 3D. A promessa é tornar a operação mais eficiente e econômica, além de mais segura e confiável. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com as inovações, que oferecem maior eficiência na execução das rotinas técnicas, como captura de imagens e sons, tracking da inspeção e a garantia e confiabilidade dos procedimentos de normas técnicas e de segurança das operações. Todas as dúvidas foram muito bem esclarecidas e detalhadas pelo Gerente Corporativo de Transformação Digital da Vivante, Miguel Eduardo Iacomussi. www.vivante.com.br

Presente pela primeira vez na exposição (estampando sua marca em um dos totens de recarga de celulares – uma facilidade muito prestigiada pelos visitantes), a Arval é uma empresa do grupo BNP Paribas, especializada em terceirização de frotas. Suas soluções personalizadas – voltadas para empresas pequenas, médias, grandes e/ou multinacionais – visam otimizar a mobilidade das pessoas e terceirizar riscos associados à frota de veículos. No Brasil há mais de dez anos, ela possui uma frota superior a 22 mil veículos e uma equipe de 170 colaboradores. “Gestores de Facilities são peças fundamentais dentro das companhias. Queremos incentivar iniciativas como esse encontro, que geram ricas discussões entre esses profissionais, e poder sugerir soluções como as nossas para que todos sejam beneficiados, gestores de frota e condutores”, comenta Andrea Falcone, Deputy CEO e Diretor Comercial da Arval Brasil. www.arvalbrasil.com.br/br

Atuante há 27 anos no mercado de interiores de espaços corporativos, especificamente prestando serviços de importação de mobiliário internacional, desenvolvimento de produtos nacionais, entrega, montagens e remanejamentos (são mais de 1 milhão de m2 de escritórios fornecidos desde sua fundação, com mais de mil clientes atendidos), a Escinter estreou como patrocinadora dos Eventos INFRA. Segundo o Consultor de Vendas Fabio Previtali, o objetivo da parceria foi estabelecer uma rede ainda maior com profissionais de FM, para escutar o mercado e suas necessidades estreitando a relação B2B, e a feira superou as expectativas – tanto pela troca de experiências e networking com grandes profissionais do ramo quanto pelo bom movimento e qualidade dos visitantes. “Neste ambiente de escritório bem montado, destacamos a mesa elétrica, que vem ao encontro das demandas corporativas em se trabalhar sentado ou em pé, e o suporte de monitor, que traz ergonomia e conforto nas tarefas diárias”. www.escinter.com.br

Atuante há 27 anos no mercado de interiores de espaços corporativos, especificamente prestando serviços de importação de mobiliário internacional, desenvolvimento de produtos nacionais, entrega, montagens e remanejamentos (são mais de 1 milhão de m2 de escritórios fornecidos desde sua fundação, com mais de mil clientes atendidos), a Escinter estreou como patrocinadora dos Eventos INFRA. Segundo o Consultor de Vendas Fabio Previtali, o objetivo da parceria foi estabelecer uma rede ainda maior com profissionais de FM, para escutar o mercado e suas necessidades estreitando a relação B2B, e a feira superou as expectativas – tanto pela troca de experiências e networking com grandes profissionais do ramo quanto pelo bom movimento e qualidade dos visitantes. “Neste ambiente de escritório bem montado, destacamos a mesa elétrica, que vem ao encontro das demandas corporativas em se trabalhar sentado ou em pé, e o suporte de monitor, que traz ergonomia e conforto nas tarefas diárias”. www.escinter.com.brDesde 1997 no mercado, o Grupo Haganá oferece soluções em projetos de segurança patrimonial, terceirização de portarias, limpeza corporativa, serviços de recepção e bombeiro civil, entre outros. A empresa começou sua história no segmento residencial, mas já atua há bastante tempo também nos segmentos condominial, corporativo, imobiliário, educacional, hospitalar, consular e pessoal, sendo conhecida por prestar um serviço completo. “Essa é uma Feira em que não há um volume enorme de pessoas, mas as pessoas que estão aqui sabem do que estão falando, prezam pela qualidade e têm muito conhecimento do que estão contratando. As discussões nos estandes têm uma abrangência muito melhor; o nível de conhecimento e questionamento é muito mais amplo. Fizemos contatos muito bons”, conta Marília Amaral, Gerente de Marketing. www.hagana.com.br

Quem visitou a Expo INFRA Facility SP também pôde conhecer a Orkin, “a maior operadora mundial de controle de pragas, com mais de 100 anos de história e presente em mais de 70 países (com mais de 400 filiais pelo mundo). Ou seja: temos a experiência local com cobertura mundial. A empresa atua nos segmentos residencial e corporativo, atendendo hospitais, escolas, indústrias alimentícias, farmacêuticas, hotéis e restaurantes”, detalha o Diretor Técnico Randy Baldresca. No portfólio de soluções, podemos destacar: limpeza e assepsia de reservatórios de água, limpeza de caixa de gordura por meio de saneamento ambiental, fumigação, controle de cupins e prestação de consultoria em relação a diversas questões biológicas e do meio ambiente. “Estou muito feliz de participar mais uma vez do evento (desta vez apresentando a Orkin) e poder contribuir com o sucesso de toda a cadeia, neste que é sem dúvida o maior encontro de FM da América Latina”, complementa ele. www.orkin.com.br

Com o slogan “A maneira mais segura e completa para a sua empresa ir e vir”, a 99 estreou na 7ª Expo INFRA Facility SP levando a solução 99 para Empresas. Segundo Bruno Secco, que tirou todas as dúvidas no estande da empresa, gerenciando as corridas de seus colaboradores com o aplicativo/painel da 99, os facility managers ganham algumas facilidades: economia de até 40% sobre frota própria e de até 45% em relação ao reembolso; segurança através do suporte exclusivo a passageiros pelo atendimento 0800; atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana; facilidade para adicionar ou excluir colaboradores; maior controle por meio de um painel exclusivo de gestão, onde o gestor cria regras e gerencia qual funcionário pode pegar táxi ou carro particular, em quais horários, por quais projetos e centros de custo etc. www.99paraempresas.com

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP