TELELOK
 

Um dia na vida de um trabalhador de uma smart city

Direto da Redação | [email protected]

Nesta edição, voltamos a falar das cidades inteligentes e por que o sucesso desse conceito depende das atividades que incluem o mundo de FM. Para quem não leu, essa é mais uma oportunidade.

Imagine que, essa manhã, o despertador de seu celular tocou dez minutos antes do habitual. O acesso a algumas regiões da cidade está fechado por causa dos preparativos para uma badalada festa de fim de verão, por isso se espera que os congestionamentos sejam maiores que o normal. Vai ter de pegar o ônibus mais cedo para chegar a tempo ao trabalho enquanto caminha em direção ao ponto de ônibus, seu celular sugere um pequeno desvio depois de sua caminhada, você se sente zerado e cheio de energia. Faz log-in no ponto de ônibus, dotado de conexão wi-fi e bluetooth, e o motorista do próximo ônibus é informado quando o ônibus chega, o embarque é feito com fluidez. Quase todos os passageiros usam bilhetes armazenados em seus celulares, então a perda de tempo se limita a um caso de pagamento em dinheiro. No ônibus, você saca um tablet da bolsa para ficar a par de diversas notícias e dos seus e-mails, usando o wi-fi de bordo, gratuito. De repente, percebe que esqueceu de carregar o celular, então o conecta ao ponto de carga USB que há junto de seu assento. Embora o tráfego seja muito lento, você consegue preparar a maioria dos seus e-mails de trabalho, então o tempo de viagem não foi perdido.

Você desce do ônibus na frente do seu escritório, e minutos depois seu chefe lhe informa sobre uma visita imprevista a um determinado lugar, por isso, você faz reserva em um programa de aluguel de veículos por horas. Pede um carro para o mesmo dia, com uma bicicleta dobrável no porta-malas.

Seu destino fica bem no centro da cidade. Por isso, quando chega em um bairro próximo, você deixa o carro compartilhado em um estacionamento e pega a bicicleta com a qual passará o resto do dia, economizando tempo e evitando congestionamentos. Seu aplicativo de deslocamentos lhe dá instruções pelo fone de ouvido bluetooth e oferece conselhos sobre como adaptar a velocidade na bicicleta a sua condição física. Como você sofre de asma, o aplicativo sugere uma rota que evita uma área especialmente poluída.

Esse relato feito por Marcin Budka, Pesquisador Principal de Ciência de Dados da Universidade de Bournemouth (Reino Unido), ao jornal espanhol El País em julho de 2017, é um exercício de imaginação sobre um dia na vida de um trabalhador de uma cidade inteligente (do inglês, smart city), um conjunto de tecnologias integradas para fornecer ao cidadão os meios para que sua vida se torne mais segura, rápida e barata.

Boa leitura!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP