Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Arquitetura & Workplace

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

ILUMINAÇÃO DE AMBULATÓRIO RECEBE CONCEITO INOVADOR

A Klee é quem assina o projeto de iluminação futurista do centro ambulatorial do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), primeiro de grande porte integrado a um shopping center de Curitiba. Localizado no piso S1 do Pátio Batel, o novo espaço foi inaugurado em agosto, e inovou ao utilizar em todos os ambientes a tecnologia de neon em LED da Stellatech. A empresa teve como maior desafio executar com perfeição a proposta apresentada pelo escritório Sakaguti Arquitetos Associados, de modo que o resultado final ficasse funcional e oferecesse conforto aos pacientes e funcionários da clínica. 

Cada um dos quatro consultórios possui cerca de 17 m2. A Iluminação geral destes ambientes se fez através de rasgos no gesso, onde se aplicou fitas de LED 14,4W/M 5700K da Save Energy. Lâmpadas dicroica LED 5W 5700K e PAR 20 LED 7W 5700K foram utilizadas principalmente como luz de destaque e iluminação direta para as bancadas de apoio. Para a maca de exames, as profissionais de iluminação escolheram perfis lineares de um metro, em LED com 24W. Embutidos dentro das sancas de gesso, possuem acionamento independente de luz, e foram posicionados diretamente sobre as macas com perfis de temperatura de cor 2700K, visando dar mais conforto visual ao paciente.

Também por meio de perfis lineares de LED aplicados no piso, foram delimitados os espaços de recepção e consultórios. Com apenas 26 mm de espessura, LED 14 W/m e temperatura de cor 4000K, com índice de proteção 65, que permite a limpeza do piso sem o risco de danificar o LED. Na recepção, trabalhou-se principalmente com o neon em LED. Para a iluminação geral foram mantidas as luminárias embutidas redondas para duas lâmpadas E27, padronizadas pelo shopping, mas com lâmpadas de 5700K, de modo a se adequar ao restante do projeto.

Os ambientes de uso restrito aos funcionários (banheiros, copa, depósito de material de limpeza e circulação) contou com a instalação de painéis LED ultra slim de 12 W, 20 W e 25 W, todos de 4000K. Nestes espaços, a iluminação é acionada através de sensores de movimento.

O centro ambulatorial do INC ainda conta com o espaço “Hospital Virtual”, uma área dedicada à interação do paciente por meio de vídeos institucionais, óculos de realidade virtual 360 graus e TVs touch screen, que permitem ao público conhecer um pouco da história do hospital, tratamentos e novas tecnologias.

Líderes de audiência

Operações

BIM na operação predial ainda avança mais na teoria do que na prática no Brasil

Estudo revela que falhas de interoperabilidade e integração limitam o potencial do BIM na gestão predial

Carreira

Desgaste entre gestores liderou queda global de engajamento, aponta Gallup

Dados do State of the Global Workplace 2025, publicado pela Gallup, indicam que a queda do engajamento nas empresas esteve concentrada em cargos de liderança, com impacto direto sobre produtividade e desempenho organizacional

Carreira

Washington Botelho é o novo CEO da JLL para o Brasil

Nomeação de liderança estratégica fortalece posição no mercado e integração regional

Carreira

Início da nova Reforma Tributária gera incertezas e acende alerta no setor de facilities services

Modelo de IVA Dual deve impactar custos, contratos, sistemas e estratégia das prestadoras de serviços, avalia a Febrac

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa