TELELOK
 

Lidia de Oliveira Guimarães Moraes

Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios

Benefícios do curso - A área de Facilities demanda um conhecimento e imediatismo diferentes de outros setores da Engenharia e Administração. Normalmente, o tempo não é uma alternativa. Os resultados esperados são para curtíssimo prazo, com retornos significativos em operacionalidade e custo. Ainda somos vistos como “despesa”, “mal necessário” e “subserviço” por grande parte dos clientes para os quais prestamos atendimento como área colaborativa.

O MBA/USP - GF fez com que eu pudesse ampliar o conhecimento dos processos e sistemas que envolvem a área e o meu entendimento em todos os setores que podem servir como facilitadores em qualquer tipo de corporação. Consegui ter uma visão holística e agregar diferentes formas de compreender as operações FM, tanto na parte teórica quanto no compartilhamento com pares do setor que estavam na minha sala, durante o período do curso. Foi gratificante e encorajador, para um novo modelo de projeto profissional e plano de carreira, além de entender como tornar o FM um processo que agregue valor e vantagem competitiva ao nosso cliente e à nossa empresa.

Tese da monografia - Meu trabalho foi intitulado “Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios”  e a ideia da monografia foi estudar uma ferramenta estratégica e de suporte para decisão do Gerente de Facilidades em operações de manutenção de edifícios de escritórios. Principalmente, para que este profissional reconheça a informação como elemento de decisão em processos de gerenciamento e consiga mapear o conjunto de informações que deve ser priorizado pelos responsáveis pelo Gerenciamento de Facilidades de edifícios de escritórios. Além disto, também foi discutida a necessidade da análise das características destas informações. O gerenciamento da informação contribui para que se possa tomar decisões mais coerentes, assertivas, ágeis e confiáveis. Foi desenvolvida uma matriz de relevância x dificuldade de obtenção das informações como resultado da análise de pesquisa encaminhada a diversos Gerentes de Facilidades do mercado.

Perfil

Sou Engenheira Civil formada pela Universidade de Taubaté, Designer de Interiores pela Escola Panamericana de Artes e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP. Tenho 17 anos de experiência na área de Facilities e contratos de terceirização. Atualmente trabalho na Sodexo do Brasil como Consultora de Desenvolvimento Técnico em Facilities Management, sou responsável pela elaboração de equipe e planos de manutenção predial, contratação de parcerias e orçamento técnico para proposta em hard e soft facilities. Anteriormente, trabalhei na Cushman & Wakefield como Gerente de Operações dos contratos Serasa Experian e Brazilian Financial Center. Na Envision PM fui engenheira responsável pelo controle financeiro, gestão de contratos do cliente (Incorporadora Squarestone) e pelo acompanhamento do desenvolvimento de projetos da parte civil e instalações prediais da construção do Golden Square Shopping em São Bernardo do Campo. Também fui Engenheira de Manutenção da Concessionária Ecovias dos Imigrantes e Gerente da Área de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Taubaté por duas gestões.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP