19º Congresso InfraFM
 

Como construir um negócio à prova de crise

Em 2016, a Sodexo viu seus contratos de serviços integrados de facilities management crescerem 615%. A meta para este ano é incrementar em 7% o faturamento. Como é possível?

Por Érica Marcondes


Hamilton Quirino, Diretor de Operações da Sodexo On-site

“Você não constrói um negócio. Você constrói pessoas e, então, pessoas constroem negócios”. A frase do escritor estadunidense Zig Ziglar nunca esteve tão em alta. Estimado em 1.2 trilhão de dólares por ano, com projeções de crescer globalmente 9% ao ano até 2018, segundo relatório do Centers of Excellence for Labor Market Research, o mercado de gestão integrada de instalações (Integrated Facilities Management – IFM) é constituído principalmente pela soma do conhecimento de cada profissional que é parte dessa engrenagem, com tecnologia embarcada e forte investimento em inovações, fazendo a diferença na prestação de serviços e, consequentemente, no core business do cliente.

Presente no Brasil há 39 anos, com 35 mil colaboradores, cerca de 2.000 unidades operacionais e servindo 1,5 milhões de consumidores diariamente, a Sodexo é um exemplo claro do que estamos falando. Ao oferecer soluções de qualidade em Serviços On-site – Alimentação e Facilities Services – e com ampla gama de serviços integrados para atender clientes de segmentos como: Corporativo, Educação, Saúde e Energia e Recursos, a multinacional francesa tem visto sua capilaridade aumentar nesse ramo de atuação por aqui.

“Em 2016, tivemos um crescimento de 5,4% no nosso faturamento; um aumento de 615% dos contratos de serviços integrados e previsão de incrementar em 7% o faturamento líquido neste ano”, conta Hamilton Quirino, Diretor de Operações da Sodexo On-site. O investimento de 50 milhões de reais em tecnologia (cozinha e treinamentos) e o DNA voltado para a inovação, com a qualidade de vida no centro de sua missão (tanto para clientes quanto para colaboradores), podem explicar um pouco desses avanços, mesmo em tempos difíceis pelos quais passa a economia brasileira.

Além disso, a companhia entende que o mercado vem amadurecendo a olhos vistos, e que a proximidade com o cliente aliada a processos estruturados na operação são os responsáveis pelos resultados de sucesso. Não à toa, a Sodexo foi citada como parceira de excelência por três de seus clientes no Prêmio Indicados INFRA 2016, premiação que visa identificar e reconhecer os melhores prestadores de serviços da área de Facilities Management segundo a opinião do profissional contratante.

“Com sua variada gama de serviços integrados, a Sodexo entrega saúde e bem-estar em todos os momentos, desde uma alimentação balanceada até um ambiente limpo e agradável para se trabalhar. Há três anos, ela é nossa parceira no serviço de limpeza, com colaboradores sempre engajados em prestar os melhores serviços nos sites da Bayer, e foi a entrega de boa qualidade nos serviços de limpeza que possibilitou recentemente a ampliação da parceria para os serviços de alimentação”, destacou a Gerente de Administração de Serviços, Lucia Figueiredo.

Grupo Sodexo no mundo

• 20,2 bilhões de euros em receitas consolidadas

• 425.000 colaboradores

• 19° maior empregador mundial

• 80 países

• 75 milhões de consumidores atendidos diariamente

Brasil Sodexo On-site

• 2,7 bilhões de reais em receitas consolidadas

• 35.000 colaboradores

• 2.000 sites

• 1,5 milhão de consumidores atendidos diariamente

Quem são e o que pensam algumas lideranças da Sodexo

A força da gestão

Carlos é formado em engenharia mecânica e pós-graduado em engenharia de manutenção. Para ele, montar um time forte, integrado e focado em resultados é uma fase essencial do processo. Carlos completa que enfrentamos atualmente o desafio de integrar uma boa equipe de gestão, considerando prazos e prioridades diárias, que mudam a cada minuto. A gestão Sodexo está constantemente focada nesses aspectos. Para ele, é fundamental que essa seja participativa, afinal o chefe contemporâneo não é mais o topo do organograma e sim uma parte integrante do processo, como facilitador e apoiador da equipe, capaz de motivar, inspirar, unir o grupo, trazendo para o cliente a força da gestão e a qualidade dos serviços.

Carlos Santos, Gerente Regional do Rio de Janeiro

A força da inovação

Jair é formado em engenharia civil com ênfase em engenharia ambiental e pós-graduado em negócios e marketing de negócios. Ele acredita que o sucesso de novas ideias está diretamente ligado ao conhecimento que se tem sobre as particularidades de cada cliente, pois só assim é possível propor e implantar uma inovação que atenda suas necessidades. Ele salienta, ainda, que na Sodexo todos os processos de inovação priorizam o aumento de produtividade, e maior qualidade e redução de custos, agregando valor ao negócio do cliente.

Jair Paschoaletti, Gerente Célula Técnica FM

A força dos processos

Rodrigo é engenheiro mecatrônico e pós-graduado em administração para engenheiros e em gerenciamento de facilidades. O profissional explica que as ofertas de Facilities Management da Sodexo foram construídas com base em processos estruturados que fazem a diferença no dia a dia da nossa operação. Segundo ele, manter o foco nos procedimentos é importante para o ganho de produtividade, controle de custos e padronização. Por fim, explica que estes processos, ainda que bem definidos, não são engessados e são revistos com frequência, sendo, quando necessário, adaptados à realidade do cliente.

Rodrigo Zanardi, Gerente Regional de Indústria

A força do relacionamento

Alexandre é engenheiro mecânico e nos conta que o relacionamento é uma fortaleza para a Sodexo com seus clientes. Para ele, transparência, ética e empatia são itens essenciais nas relações comerciais. O profissional complementa que estar próximo do cliente, deixar os canais de contato sempre abertos e ter prontidão ao atender fazem toda a diferença. Ele explica, ainda, que a Sodexo realiza reuniões de alinhamento de expectativas e pesquisas de satisfação periódicas para entender a percepção e necessidades do cliente, visando estreitar ainda mais o relacionamento. De acordo com Alexandre, o ponto-chave é ser menos burocrático no entendimento das expectativas e implantar melhorias com agilidade e assertividade.

Alexandre Pavan, Gerente Regional Commercial Buildings

A força da marca

Bruno é formado em engenharia elétrica e tem pós-graduação em gerenciamento de facilidades. Ele explica que a marca Sodexo se tornou referência no Brasil e no mundo ao longo dos anos, respeitando um processo consciente e sustentável de crescimento, com ética e solidez. Bruno completa que a marca foi ganhando força à medida que colocou a Qualidade de Vida como foco de seus serviços para clientes e colaboradores. Além disso, a empresa entende a importância de preocupar-se com relação aos impactos que o seu negócio causa na sociedade e meio ambiente, por isso tem projetos para ajudar a erradicar a fome no mundo, promover o consumo consciente, entre outros.

Bruno Vieira, Gerente Regional Personal Care

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