Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Ao completar 50 anos, Multipark lança tag que ajuda FM com dados

Muito além do estacionamento, a solução conecta mobilidade e gestão inteligente

Por Léa Lobo

Ao completar 50 anos, Multipark lança tag que ajuda FM com dados

Foto: Divulgação



A operadora de estacionamentos Multipark, está dando um passo estratégico rumo ao futuro da mobilidade urbana com o lançamento da TAG Multipark. A solução promete simplificar a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades de gestão para os profissionais de Facility Management.

Segundo o sócio-diretor, Sergio Morad, com a TAG Multipark, clientes podem entrar e sair dos estacionamentos de forma automática, sem tickets ou filas. O sistema reconhece o veículo por meio de tecnologia de LPR (Licence Plate Recognition), já nas praças de pedágio é utilizada a tecnologia de radiofrequência (RFID). Em ambos os casos a cobrança é realizada de maneira digital, garantindo agilidade e segurança para o cliente. Para os Facilities Managers, isso representa mais fluidez nas operações corporativas, maior controle de acessos e redução de gargalos nos edifícios comerciais.


Dados como ativo estratégico
Mais do que conveniência e conforto, a TAG contribui para a gestão de dados dos estacionamentos, permitindo oferecer relatórios inteligentes com picos de demanda, tempo médio de permanência e perfil dos usuários. Essas informações, quando integradas à gestão predial, ajudam o FM a tomar decisões mais assertivas sobre mobilidade corporativa, frota e até sustentabilidade, otimizando recursos e reduzindo impactos ambientais.

Segundo Alexandre Salema, Gerente Operações, a inovação não está apenas no design das garagens, mas no software, na automação e na inteligência aplicada à experiência do usuário. Em tempos de cidades inteligentes e workplaces híbridos, estacionamentos deixam de ser apenas um “serviço complementar” e passam a integrar o ecossistema de soluções digitais que conectam pessoas, prédios e mobilidade.

Esse lançamento mostra claramente como o setor de estacionamentos está se reinventando. É o mesmo paralelo que vemos em outros serviços de Facilities: o que antes era visto como “operacional” agora é plataforma estratégica de dados, tecnologia e integração. O FM que souber explorar essas soluções terá em mãos não apenas um serviço de estacionamento, mas um hub de informações para planejar melhor a ocupação dos espaços e a experiência de seus usuários.

Se antes as vagas eram apenas um custo a ser gerido, agora são também fonte de inteligência. A Multipark, ao investir em soluções como a TAG, sinaliza para o mercado que a mobilidade urbana pode, e deve, ser pensada dentro do guarda-chuva de Facilities, Property e Workplace Management. Afinal, Morad completa “tecnologia é o novo combustível que movimenta tanto os carros quanto os negócios”.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Como o FM pode transformar experiência em vantagem competitiva?

Enquanto o mercado insiste em "novidade a qualquer custo", estatísticas globais revelam um choque de realidade: experiência é capital estratégico e as organizações que ignoram isso estão perdendo produtividade, cultura e competitividade

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking