TELELOK
 

Construção sustentável avança no Brasil, mas falta preparo, diz estudo

Pesquisa global mostra que, apesar de reconhecerem a importância da construção sustentável, profissionais brasileiros ainda enfrentam barreiras para transformar discurso em ação

Por Redação

Sustentabilidade em obras: Brasil é destaque em consciência, mas falha na prática

Apenas 9% dos profissionais do setor se sentem preparados para aplicar práticas sustentáveis na construção civil, segundo o Barômetro 2025. Foto: Canva.com/doidam10


A construção sustentável é, hoje, uma prioridade para 79% dos profissionais do setor no Brasil — e o tema também é bem recebido pela sociedade, com 76% da população considerando-o essencial. Apesar disso, só 9% dos especialistas se sentem devidamente preparados para aplicar conceitos sustentáveis na prática. Os dados fazem parte da terceira edição do Barômetro da Construção Sustentável, estudo global conduzido pela Saint-Gobain em parceria com a Occurrence-Ifop.

O levantamento ouviu mais de 4 mil stakeholders da área da construção (incluindo engenheiros, arquitetos, representantes públicos e estudantes) e 27 mil cidadãos em 27 países. No Brasil, o contraste entre a alta adesão teórica e a baixa aplicação prática chama atenção.

“O estudo nos mostra que é hora de transformar conhecimento em ação. Para isso, precisamos melhorar o acesso à informação e investir na capacitação técnica de quem atua na linha de frente das obras”, afirma Javier Gimeno, Vice-Presidente Sênior e CEO Latam da Saint-Gobain.


O desafio da capacitação

O Brasil foi o país com o menor índice de stakeholders que se dizem preparados para lidar com construção sustentável: 9%, contra uma média global de 28%. Entre os cidadãos, o conhecimento sobre o tema é superior à média — 50% dizem entender o conceito, enquanto a média mundial é de 38%.

Essa disparidade escancara uma barreira recorrente: o desafio de transformar consciência em prática. O estudo aponta que a maioria dos profissionais ainda associa construção sustentável ao uso de materiais ecológicos (42%), enquanto aspectos como saúde, bem-estar e desempenho dos edifícios continuam em segundo plano.

Para acelerar a adoção de práticas sustentáveis, os entrevistados brasileiros indicam como prioridades a transparência sobre o desempenho ambiental das construções (37%) e o aumento da conscientização pública (35%). Já a população também destaca o custo competitivo dos materiais como fator-chave para a viabilidade da sustentabilidade.


Quem deve liderar a mudança?

Globalmente, arquitetos e engenheiros são vistos como os principais agentes de transformação. No Brasil, a expectativa recai sobre as empresas privadas do setor da construção, apontadas por 53% dos profissionais como as mais legitimadas para liderar essa transição.

“As vantagens da construção sustentável em conforto, saúde e performance ainda são subestimadas. É necessário ampliar a abordagem e adaptá-la às realidades locais”, avalia Benoit Bazin, Chairman e CEO global da Saint-Gobain.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP