Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Além do conforto térmico, avalie a qualidade do ar

A manutenção dos sistemas de climatização pode evitar doenças nos ocupantes. Sem ventilação há um mês, hospital em Salvador aumenta o risco de proliferação de bactérias

Durante o ápice da pandemia, enquanto os escritórios permaneceram fechados com os seus colaboradores trabalhando em home office, a umidade do ar parado propiciou a criação de fungos e bactérias, proliferando o mofo não apenas em carpetes, tecidos e móveis, mas também nos equipamentos de ar-condicionado.

Segundo o engenheiro Arnaldo Parra, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), assim como uma casa de praia precisa de reparos quando fica fechada por longos períodos, o mesmo acontece com os sistemas de ar condicionado em ambientes corporativos, que devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para não expor os funcionários às infecções bacterianas, que são tão letais quanto a Covid-19.

O manual de Qualidade do Ar Interno da Abrava, é bem específico ao mencionar os avanços que o PMOC trouxe para o setor de HVAC-R. Segundo o estudo, "a Lei 13.589/18 determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados, devem dispor de um PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes".

Seja o aparelho voltado para a ventilação, circulação ou renovação do ar, ele deve obedecer aos parâmetros de qualidade do ar seguindo métodos de controle que possam avaliar as condições biológicas, químicas e físicas do local, de modo que os sistemas de climatização mantenham o ar limpo e saudável, gerando conforto aos usuários.

Pacientes da unidade pediátrica ficam sem ventilação em hospital

Apesar da constante luta do setor HVAC-R para a adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, casos como do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), em Salvador, ainda acontecem com frequência em todo o País.

Para entender, no dia 25 de abril um vídeo publicado na internet mostrou uma mãe abanando um bebê internado no hospital com a tampa de uma marmita. Segundo os pacientes, há mais de um mês o hospital está sem ar condicionado, com crianças e familiares sofrendo de calor na unidade de pediatria.

Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), informou que o sistema de refrigeração da Unidade Pediátrica encontra-se em fase de manutenção e que a empresa responsável já foi acionada para realizar a inspeção.

Com o uso de ventiladores proibido em ambiente hospitalar devido a NBR-7256, que dispõe que Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), precisam de sistemas de controle para propor condições de conforto higrotérmico e de qualidade do ar diferentes, com exigências específicas para setores críticos, destinados à assepsia e conforto, tais como salas de cirurgia, UTI, berçário, nutrição parenteral, etc. Nesse sentido, a solução encontrada pelos pais diante o calor, é deixar as crianças sem roupa.

Mesmo com o alto risco de proliferação de bactérias, o hospital não apresentou um prazo para finalizar os ajustes e também não informou se o problema está restrito à Unidade Pediátrica ou se afeta todo o local.

Para se manter atualizado sobre as tendências do setor de Climatização e Manutenção para uma gestão mais estratégica e eficiente, a Infra FM te espera nos dias 28 e 29 de junho no 2º Fórum Infra FM Climatização & Manutenção para aproveitar visitas técnicas, palestras de peso e muito networking entre os profissionais do setor. CLIQUE AQUI para conferir a programação e inscreva-se!

Fotos: Divulgação


Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking