Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Novas perspectivas da limpeza profissional

Com a retomada aos escritórios, estimativa é que o setor de limpeza profissional volte a crescer ainda em 2022

Em um breve panorama, a pandemia trouxe alterações significativas para o mercado de limpeza profissional. Enquanto o aumento da busca por produtos e soluções de limpeza aconteceu devido uma maior preocupação com os padrões de higiene, o setor de serviços foi amplamente impactado devido o grande número de empresas que aderiram ao home office, diminuindo consequentemente os espaços nos escritórios.

Mesmo com a pandemia longe do fim, o movimento de retomada dos trabalhadores aos escritórios presenciais e o surgimento das variantes Delta e Ômicron e a nova variante da Influenza (H3N2), aumentaram a demanda pelos serviços de limpeza com o objetivo de reforçar as medidas de higiene, garantindo o bem-estar de todos.

Segundo estudo feito pela Green Building Association, a má execução dos serviços de higiene e limpeza em ambientes corporativos resulta na queda da motivação da equipe, na danificação predial e de equipamentos, queda na produtividade dos colaboradores e, no pior dos casos, a proliferação das doenças.

Além disso, a pesquisa indica que a limpeza influencia na produtividade de uma corporação. Ou seja, enquanto o fluxo de trabalho de um escritório aumenta cerca de 16% se o ambiente estiver adequadamente limpo, em uma fábrica, esse número aumenta para 40%.

Avanços da limpeza em hospitais

No ambiente hospitalar, por exemplo, desde que o coronavírus se instalou, as preocupações com agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos) se multiplicaram. Para eliminar os quadros de infecções hospitalares, além da criação de protocolos de prevenção e controle, tecnologias foram desenvolvidas para a correta higienização dos ambientes.

Esse é o caso do robô inteligente chamado a "Jaci", desenvolvido por pesquisadores do Grupo Phi Robotics Research Lab, sediado no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela tem 1,80 metro de altura e é capaz de descontaminar ambientes infectados utilizando uma luz ultravioleta que previne e reduz os agentes infecciosos - como o coronavírus, e em seguida, lança uma névoa ozonizada para desinfectar regiões que a luz não alcançou ou ficou menos tempo que o desejado.

Correspondendo a dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a estimativa de expansão do setor de serviços em 2022 é de 1,3%. Para o segmento de serviços de limpeza profissional, Aloisio Campelo Junior, o superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) esclarece que a volta tanto ao ambiente de trabalho como aos espaços públicos, como shopping centers, feiras e congressos, entre outros, devem compensar boa parte das perdas motivadas pelo ritmo fraco da economia, fazendo com que o setor volte a crescer.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde