Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Megaloja Casas Bahia é implantada pela IT´S Informov

Loja conceito do Grupo Via Varejo promete transformar a experiência do consumidor

"Quando fomos convidados a participar da concorrência para a construção da Megaloja Casas Bahia, entramos cientes do desafio que estaríamos assumindo. A obra deveria estar pronta para inauguração 15 dias antes da Black Friday, em novembro. Portanto, tínhamos diante de nós uma antiga estrutura na Marginal Tietê, que já havia abrigado uma loja do Ponto Frio, e 180 dias para entregar o contrato Turnkey para um retrofit de alta complexidade com 18.000 m² de extensão, um compromisso que não permitiria falhas nem atrasos. Uma responsabilidade que a IT'S Engenharia assumiu e garantiu." Assim, Fernando Pessoa, diretor de engenharia da IT'S Informov discorreu sobre como foi a obra da primeira megaloja com experiências imersivas do Grupo Via Varejo.

A IT'S Engenharia, divisão responsável pela implantação de projetos arquitetônicos, construções e reformas da IT'S Informov, foi quem concretizou o objetivo das Casas Bahia em ser referência na experiência do consumidor, construindo uma loja conceito com mais de 9.000 m² de área útil, onde serão testadas novas soluções para o varejo que poderão ser replicadas em outras lojas da rede. A edificação foi entregue 100% acabada e com toda a tecnologia abarcada.

A Megaloja foi inspirada em um modelo de negócios conhecido como "store in store", que significa "loja dentro da loja", conta com o maior painel de LED indoor da América Latina (46m²), onde haverá transmissão de vídeos de campanha e até shows. O espaço também conta com uma cozinha gourmet, assinada pela Whirlpool, e Arena Gamer, criada pela DBG, além de uma mini sala de cinema desenvolvida pela LG. E não para por aí! A experiência conta com a simulação de uma casa toda conectada, salão de cabeleireiro do Studio Soneda, livraria da Companhia das Letras, Wine Bar e cafeteria assinada pela Casa Bauducco.

Para acolher toda essa estrutura, foi realizada uma ampla demolição, onde apenas o "esqueleto" da edificação antiga ficou em pé, ou seja, praticamente toda a estrutura foi reconstruída. Foram feitas a impermeabilização da cobertura e a renovação de 100% fachada. Dessa forma o antigo prédio escuro fechado ganhou luminosidade com a instalação de pele de vidro.

A equipe de engenheiros de instalações da IT'S informov trabalhou intensamente para garantir o atendimento de todas as necessidades da megaloja. Readequando toda a parte de segurança e combate a incêndio com o que há de mais moderno no que se refere a rede de hidrantes, foram instalados sprinklers e bombas de água com um reservatório enterrado de 200 m³. Toda a parte de ar-condicionado foi renovada, incluindo o reaproveitamento de um Schiller que já existia na edificação que foi reformado.

Foi uma obra que mobilizou, não somente muitos trabalhadores, mas também muitos maquinários pesados para a movimentação estruturas metálicas, estamos falando de mais de 130 toneladas de aço utilizado para reforço e travamento da fachada, implantação de 06 escadas rolantes e poços de 9 elevadores (incluindo elevadores panorâmicos e de carga).

A reforma das áreas externas foi realizada tanto no jardim quanto no calçamento com blocos intertravados. E foram entregues 100% das áreas de retaguarda e staff acabadas e equipadas, como a área técnica, estoques e área para uso dos colaboradores com vestiários, banheiros, cozinha e refeitórios.

Outro ponto de destaque da entrega desta construção foi a tecnologia abarcada no projeto, que também foi gerenciada e instalada pelas equipes de engenharia de audiovisual da IT'S. Desde os túneis de LED presentes nos três diferentes acessos à loja, painéis de LED da fachada, projetores e sonorização de todas as áreas, incluindo estacionamentos. Para essa realização foi instalado um canteiro de obras independente com mais de 300 m², isso sem contar com a área de armazenagem de materiais.

A atuação do departamento de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente também merece ser destacada, considerada de alta periculosidade devido à grande movimentação de equipamentos pesados e procedimentos de risco envolvidos. Ao longo de todo o processo, todos os procedimentos seguiram rígidos padrões de segurança para que não ocorressem acidentes graves com afastamento, além dos protocolos sanitários.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking