Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Maquetes arquitetônicas são confeccionadas artesanalmente

[Vitrine Facilities] Estão presentes desde a antiguidade e longe de serem extintas

Para exemplificar de forma real aquilo que está por vir, as maquetes arquitetônicas são uma das ferramentas mais antigas e ainda muito utilizadas no mercado. Presentes na história desde a antiguidade, eram mais ligadas às instalações militares defensivas da época, mas continuam presentes até hoje representando o futuro de muitos moradores. Apesar de tantos avanços tecnológicos e modelos em 3D, dificilmente a maquete física será substituída, pois só ela é capaz de proporcionar, de forma palpável e na prática, como será um prédio, por exemplo, seus detalhes e características.

O que faz dela uma ferramenta ainda mais fidedigna à realidade é o fato de sua produção ser repleta de detalhes em miniaturas. De acordo com a sócia da Stam Maquetes, Silvia Galperin, que há anos produz maquetes em Curitiba (PR), é formada em Desenho Industrial e Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas trata-se de uma confecção artesanal feita à moda antiga. "Temos o apoio da tecnologia para a impressão do material (no caso o acrílico utilizado para as estruturas do projeto), mas toda a produção é feita literalmente com as mãos, peça a peça", explicou. A montagem pode levar até mais de 100 dias dependendo do projeto e seu nível de detalhes.

Segundo ela, tudo começa com o desenho arquitetônico e a identificação do projeto como um todo, suas plantas, elevações, andares para então ser definida a conversão das medidas para a escala. "Identificamos, por exemplo, todas as paredes existentes, os pisos, e desenhamos a estrutura por meio de um programa que faz a impressão das peças em acrílico". Depois, vem a organização das peças e a colagem. "As peças são montadas com todo o cuidado e atenção e coladas com colas próprias para os materiais utilizados", comentou. O próximo passo é lixar peça por peça para garantir o perfeito acabamento dos materiais e do projeto. Por fim, toda a estrutura é colocada em uma base de mdf, produzida de acordo com o projeto, as elevações do terreno e especificações das ruas, por exemplo.

Outros detalhes como o de paisagismo, os itens decorativos como carros, pessoas, mesas, parquinhos, tudo também é verificado, comprado separadamente ou produzido junto a empresas especializadas. "No caso do paisagismo, por exemplo, é conferido no projeto o tipo de planta utilizado e verificada aquela planta específica para compor a maquete. Se é uma espécie não muito comum, essa planta é desenhada para produção. Caso contrário, compra-se a planta em miniatura".  Para completar o acabamento, tem ainda a iluminação da maquete. "Tudo é feito com led, dentro da escala especificada, e colocado à mão".

De acordo com Silvia, a produção como um todo é repleta de cuidados do início ao fim. O transporte de uma maquete pronta é feito em caminhão com alguém segurando a estrutura pelas mãos. No pós entrega do material, há ainda o acompanhamento da manutenção. "Maquete não gosta de sol nem de água. Com esses cuidados realizados, elas duram por muito tempo".

A Stam Maquetes reproduziu o futuro lançamento da Construtora Hugo Peretti, o Edifício Weiss de Castilho, que está em construção localizado no Alto da Glória, em um terreno triangular, sem vizinhos. A maquete pode ser vista no plantão de vendas do empreendimento na Rua Ivo Leão 281-289, esquina com a Av. João Gualberto.

Foto: Divulgação Stam Maquetes/ Wagner Abreu.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking