Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Fabricante de cabos elétricos conquista certificação

[Vitrine Facilities] Grupo Prysmian é a primeira empresa do setor a receber o Rótulo Ecológico da ABNT

Líder mundial na fabricação de cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian é o primeiro fabricante de cabos elétricos a ser certificado pela ABNT com o Rótulo Ecológico para produtos utilizados no Setor de Distribuição de Energia Elétrica.

Após dois anos de processo, foram certificados até março de 2024 mais de 20 produtos para instalações de baixa e média tensão fabricados pela empresa nas plantas industriais de Sorocaba-SP e Poços de Caldas-MG, variando entre opções com condutores de cobre e alumínio.

Dentre os produtos homologados está o cabo não-halogenado Afumex Green, o primeiro com isolamento sustentável do mundo ao utilizar biopolietileno - plástico vegetal proveniente da cana-de-açúcar.

O selo, segundo a ABNT, é uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo.

​Além de ser um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigido aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos menos agressivos ao meio ambiente, também é um instrumento de marketing para as organizações que investem nessa área e querem oferecer produtos diferenciados no mercado.

"O programa reconhece o nosso esforço contínuo em ESG por meio da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços", explica Gabriele Silva, do departamento de qualidade do Grupo Prysmian.

Para obter o selo, a Prysmian atendeu satisfatoriamente critérios como o atendimento a requisitos legais; regulamentos trabalhistas, antidiscriminatórios e de segurança; fichas de informação e segurança de produtos químicos (FISPQs); proteção do pessoal; sistema de gestão da qualidade; adequação ao uso; critérios para matérias-primas e insumos; critérios para embalagens; proteção do meio ambiente e critérios para distribuição do produto.

"Além de reconhecer nossa preocupação com a origem, os impactos e a qualidade destes produtos, a certificação é mais um passo dado pelo Grupo Prysmian na direção de mitigar os efeitos de sua atividade industrial. Estamos globalmente compromissados em reduzir as taxas de emissão de CO2 e o consumo de energia e água, além de traçar parâmetros ainda mais rigorosos na aquisição de matérias-primas, contratação de fornecedores e destinação correta de resíduos", completa Gabriele Silva. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking