Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Campanha arrecada agasalhos no Parque Ibirapuera

As primeiras doações serão aceitas até 20 de agosto

Diante da onda de frio intenso que tem atingido diversas regiões do país, torna-se ainda mais importante atender à população vulnerável e em situação de rua. Para aquecer o próximo na estação mais fria do ano, a Urbia - responsável pela gestão do Parque Ibirapuera - e a Indigo - gestora do estacionamento do Parque - se uniram para instalar coletores nos quais visitantes do Ibirapuera, até mesmo sem sair do carro, poderão depositar itens como agasalhos.

A primeira parte da ação vai até o dia 20 de agosto e terá como foco ser uma solução para amenizar o frio severo, priorizando a doação de peças de roupas que aqueçam mais, como casacos e blusas de manga comprida. Ao todo, três postos de coleta foram instalados nos portões 2, 3 e 7. As peças arrecadadas serão destinadas ao Projeto Pão do Povo da Rua. Pertencente ao Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileira (IPCB), o projeto fornece diariamente café da manhã e sopa para pessoas em situação de rua no centro da cidade de São Paulo e entregam roupas para proteção ao frio.

Qualquer pessoa pode realizar sua doação diretamente nos coletores instalados no estacionamento do Parque, inclusive os visitantes sem carro. Para quem desejar doar no sistema drive-thru, basta acessar o portão 2, 3 ou 7 e depositar as peças de roupa sem sair do carro. A ação Manobra Solidária é realizada pela Indigo e está inserida na campanha 'Urbia Solidária', uma iniciativa de responsabilidade social da Urbia.

"Quase todo mundo tem uma peça em bom estado esquecida no guarda-roupa. Nosso propósito é incentivar esse desapego e fazer com que essas roupas tenham um destino feliz ao aquecer as pessoas que mais necessitam nesses dias em que as temperaturas estão muito baixas. É uma ação que faz bem para quem doa e, principalmente, para quem recebe os itens", afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia Parques.

Campanhas ao longo do ano

A ação Manobra Solidária é realizada pela Indigo desde 2004 em estacionamentos administrados pela empresa no Rio Grande do Sul. Neste ano, a iniciativa foi ampliada para São Paulo e Santa Catarina. Os coletores, no formato que facilita a doação por "drive-thru", são um projeto da empresa, idealizado exclusivamente para a Manobra Solidária. A triagem e a higienização dos itens também são responsabilidade da Indigo.

"Já arrecadamos, selecionamos, higienizamos e distribuímos mais de 300 mil peças de roupas para instituições em Porto Alegre e cidades vizinhas, com o apoio de voluntários e nossos colaboradores. Nosso objetivo é buscar uma forma de facilitar as doações, desde a comodidade para quem pode colaborar até a captação de ONGs e instituições que necessitam dos itens. Temos a certeza de que a chegada ao Ibirapuera e a parceria junto à Urbia vai ampliar ainda mais essa corrente de solidariedade", destaca Roque Perachi, diretor-executivo da Indigo.

Trata-se de um movimento permanente. Especialmente no Parque Ibirapuera, a ação vai arrecadar não só peças de roupa como também diferentes itens ao longo do ano, como parte da frente 'Urbia Solidária'. "Queremos trazer ações permanentes com diferentes enfoques em cada período do ano. Estamos trabalhando na construção de outras iniciativas para arrecadação de brinquedos, de alimentos, entre outros", conclui Lloyd. 

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking