Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Telhas translúcidas: uma solução para ambientes escuros

[Vitrine Facilities] Quatro opções para apostar nas aberturas de luz natural em sua obra

Considerar a incidência de luz natural é essencial na hora de planejar uma obra. Esse tipo de iluminação é responsável por agregar mais conforto visual aos espaços, além de elevar a qualidade de vida dos seus usuários. Alguns ambientes, no entanto, pedem por soluções mais elaboradas para usufruir desses benefícios. Nessa hora, apostar em telhas translúcidas pode ser uma carta na manga para trazer mais luz e eficiência energética a casas, barracões ou construções comerciais.

As telhas transparentes podem ser utilizadas para cobertura total ou parcial do ambiente, como em tetos inteiramente iluminados ou aberturas com claraboias. Mas, qual material escolher? Separamos algumas das opções mais comuns do mercado para entrar no seu checklist da obra, confira:

Policarbonato: O policarbonato é um tipo de termoplástico. Esse material tem como principais vantagens o nível de transparência, que chega até 90%; a leveza, que gera economia por não exigir uma estrutura robusta para sustenta-la; tem altíssima durabilidade e resistência a impactos, sendo considerado o "aço dos plásticos. Há opções com a proteção contra raios UV, permitindo a passagem da luz, mas não os raios diretos do sol. Para quem quer investir em custo-benefício, vale a pena considerar o policabornato. O mercado ainda conta com marcas que garantem proteção anti-mofo e anti-fungo, como a Ajover Brasil - um dos principais nomes do segmento.

Polipropileno: Outra opção disponível no mercado, as telhas de polipropileno oferecem algumas vantagens semelhantes, como proteção UV e leveza. No entanto, o material garante apenas 70% de transparência, além de contar com menos resistência - o que pode levar a trincos e quebras, causando infiltrações.

Vidro: A cobertura em vidro é muito usada para projetos comerciais e residenciais. Esse material oferece uma boa luminosidade e estética, porém retém muito calor e pode deixar o ambiente abafado - ou aumentar os gastos com climatização. O vidro também aumenta o orçamento, já que tem um custo bem mais alto do que os outros tipos de telha.

PVC: Por último, uma das opções mais populares é o PVC. Apesar de baixarem o orçamento da obra, as telhas de PVC pecam muito no isolamento acústico, térmico e na durabilidade, além de não possuir proteção UV.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking