Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Negócios Patrimonial, Florestal e Editora da Melhoramentos tem governança renovada

Alinhada aos critérios ASG, a companhia planeja um futuro crescimento que melhora o amanhã das pessoas e do planeta através da inovação e do espírito empreendedor sustentável

A Melhoramentos, nome mais conhecido da Companhia Melhoramentos de São Paulo, é uma companhia de capital aberto que atua, diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário. A empresa anuncia a renovação do seu posicionamento estratégico ao mercado, orientado para produtos que trazem impacto positivo para o meio ambiente, ampliação da cultura e educação no país e desenvolvimento socioeconômico responsável.

O novo modelo de gestão é regido através de uma governança corporativa forte, independente e amparada por uma cultura corporativa de transparência e orientação às pessoas. "Nossa missão é fazer crescer para melhorar o amanhã", afirma o CEO Rafael Gibini. "Isso significa que queremos um crescimento para a Companhia que favoreça o bem-estar de todos os nossos stakeholders. Queremos gerar impactos positivos no nosso entorno, dar continuidade às ações de preservação da fauna e da flora e perseguir inovações de forma responsável e transformadora. Acreditamos que esse é o nosso caminho para o crescimento sustentável de todos nós: empresa, sociedade e país", explica Gibini.

Com o corpo executivo de alto nível totalmente renovado e, aliado a um novo conselho de administração profissional e muito experiente, o posicionamento da Companhia Melhoramentos traz um novo olhar para os negócios atuais e futuros, sempre conectando com o propósito de melhorar o amanhã da sociedade e honrando seu passado de 130 anos de inovações e pioneirismo, em três unidades de negócio:

- Melhoramentos Patrimonial: focada gestão do patrimônio que envolve mais de 148 milhões de metros quadrados de terrenos com vocação para o desenvolvimento imobiliário, a unidade de negócios imobiliários se dedica ao desenvolvimento de projetos imobiliários inteligentes, sustentáveis e com receita recorrente. São projetos residenciais, comerciais, logísticos e de infraestrutura sustentáveis, focados em um futuro mais humano, prático e consciente, e pautados por um diálogo transparente com autoridades públicas e pela escuta ativa das necessidades das comunidades locais e sua mobilidade urbana.

- Melhoramentos Florestal: Com três unidades de manejo em Caieiras (SP), Camanducaia (MG) e Bragança Paulista (SP), estas unidades utilizam as mais inovadoras técnicas de biotecnologia. A Companhia possui mais de 17 mil hectares de florestas cultivadas de pinus e eucalipto que abastecem sua fábrica de fibras celulósicas de alto rendimento, bem como outras indústrias que demandam madeira certificada. Para maximizar a preservação ambiental, cerca de 80% das mudas da Companhia advêm de clonagem, sendo o manejo dessas florestas e da cadeia de custódia dos produtos certificados pelo FSC, o selo de certificação florestal com maior credibilidade no mundo. Nossas fibras podem ser aplicadas na composição de produtos para embalagens de papel cartão, na polpa moldada, na produção de papel fenólico, em papéis do tipo tissue, toalhas de papel, papéis sanitários e guardanapos, entre outros. Tapetes para pets e preenchimento para drywall, na construção civil, estão entre os produtos que encontram aplicação em nossas fibras. A Companhia está trabalhando em projetos inovadores para que, de forma consciente e responsável, sua fibra possa substituir não-renováveis e não-biodegradáveis, entre eles certos tipos de plásticos, nas cadeias produtivas de todo o país. Em todos esses processos, a Melhoramentos Florestal conta com centenas de colaboradores nas regiões onde atua.

- Editora Melhoramentos: conhecida pelo seu leque de conteúdos infantis assinados por autores de renome como Ziraldo e Maurício de Sousa, a Editora está investindo em novos segmentos editoriais alinhados aos valores da companhia e que atendem toda a família. Entre os destaques estão as obras voltadas para o público YA (Young Adult), com conteúdo que envolve, essencialmente, educação e entretenimento, além de parentalidade e autodesenvolvimento. Outros investimentos estão sendo projetados com a introdução de novas tecnologias e a diversificação de canais e plataformas, sempre com curadoria para os conteúdos digital e impresso.

"A expansão de todas as nossas unidades de negócios está sendo realizada com o cuidado que o valor da inovação requer, visando a constante transformação e busca permanente pela excelência", comemora Gibini.

Rafael Gibini - CEO Melhoramentos

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking