TELELOK
 

Tecnologia ganha destaque para empresas na volta aos escritórios

Entre participantes da pesquisa da JLL, 85% estão repensando seus espaços para se adaptarem ao "novo normal"

A maioria das empresas considera a possibilidade do uso de tecnologia no retorno ao trabalho nos escritórios, segundo pesquisa realizada pela JLL. Dos 71% que sinalizam essa intenção, 33% encaram as soluções tecnológicas como prioridade neste momento. O levantamento foi realizado com 134 organizações de 22 segmentos entre os meses de maio e junho de 2020.

A adoção de sensores para indicar em tempo real a qualidade do ar, o nível de temperatura dos funcionários e o volume de ocupação são opções para manter o espaço de trabalho dentro das normas de distanciamento social exigidas para a convivência entre colaboradores, segundo Marcelo Mendes, Head de Produtos e Inovação da JLL Technologies.

Em paralelo, para 43% dos respondentes, a maior prioridade no momento é reduzir custos operacionais e não investir nos espaços existentes. Para Mendes, isso não representa uma contradição. "A tecnologia não pode ser vista como custo, mas sim como um investimento com retorno garantido", avalia o executivo.

Outra vantagem da implantação de soluções tecnológicas é a geração de dados capazes de embasar tomadas de decisão sobre os espaços corporativos, como planos de expansão ou redução. "Além de cumprir as exigências das novas normas sanitárias, a tecnologia permite que as empresas aprendam mais sobre o comportamento dos funcionários e consigam gerenciar seus portfólios com precisão", explica Mendes.

Enquanto 85% das empresas ouvidas pela JLL entendem a importância de avaliar seus atuais espaços de trabalho e transformá-los em ambientes mais atrativos, para que funcionem como um hub de relacionamento e construção de conexões, só pouco mais da metade (54%) aproveita a tecnologia e os dados para sustentar as análises. Mendes reforça que os dados analíticos gerados por meio da tecnologia garantem um melhor uso do ambiente e ajudam as corporações a tomarem decisões mais certeiras em relação à adaptação de seus espaços em momentos de cortar de custos, por exemplo, e por isso não devem ser deixados de lado pelas empresas.

IFrame













A experiência do home office

Mais da metade (52%) afirmou que sua empresa não possui uma política de trabalho remoto estruturada, em que são oferecidos recursos e subsídio financeiro para organizar um ambiente apropriado a essa modalidade de trabalho. Ainda assim, 47% declararam que a adoção ao trabalho remoto foi total e de fácil adaptação. Apenas 14% declaram que pretendem reduzir os espaços atuais por conta da adesão ao trabalho remoto.

Para a especialista em Workplace da JLL, Roberta Hodara, o trabalho remoto veio para ficar e se tornou algo a ser incorporado no pacote de benefícios dos funcionários. "Com o retorno aos escritórios, as empresas precisão pensar em suas políticas de home office e nas estruturas que terão que oferecer, porque os colaboradores gostaram da experiência e perceberam que parte do trabalho pode ser feito de casa", explica.

Essa nova dinâmica gera também um desafio para os gestores. "Os líderes precisam repensar a forma de se conectar com os funcionários para construir relações de confiança e conseguir gerar maior produtividade", ressalta a especialista.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP