Coronavírus: como otimizar a rotina em home office?

Apesar de ser uma medida muito positiva, é fato que essa modalidade de trabalho reserva uma série de segredos para dar certo

O surto do novo coronavírus tem feito muitas empresas permitirem o home office. Como forma de reduzir a circulação de pessoas e, assim, diminuir os riscos de contrair e atuar como vetor do vírus, o próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu permitir o trabalho remoto desde o início de março, quando a epidemia começou a se intensificar no Brasil.

Apesar de ser uma medida muito positiva, é fato que essa modalidade de trabalho reserva uma série de segredos para dar certo. O ambiente não é o mesmo, mas a rotina deve ser o mais próxima possível no usual. Um dos primeiros passos é tentar girar a chave e entender que o horário de trabalho começou. Isso inclui também familiares e até o pet, que podem demandar algum tipo de atenção. Deu o horário, é mão na massa! E lembre-se: isso vale também para a hora de parar. Estar em casa não é desculpa para estender o expediente. Foque na produtividade, não nas horas extra.

Outro ponto importante é tentar configurar um ambiente que lembre o do dia a dia. Pode ser tentador, mas trabalhar deitado na cama ou no sofá não é o mais adequado. Busque um cômodo que permita relaxar, mas que ainda te mantenha focado - e não se esforçando para não cair no sono.

Além disso, movimente-se! A rotina de trabalho não é só ficar sentado em frente ao computador. Também temos colegas de trabalho com quem conversamos, levantamos para ir ao banheiro ou tomar uma água, além de almoçar. Tudo isso faz parte da dinâmica e é preciso ter momentos de descompressão. Priorize fazer seu almoço, ao invés de pedir comida por aplicativo, por exemplo. Será um tempo dedicado a você e ao seu bem-estar!

Mas é importante lembrar que o momento, provocado pelo surto do novo coronavírus, pede uma mudança de entendimento inclusive dos empregadores. Geralmente, são muitos os colaboradores de uma empresa que se utilizam do transporte público para trabalhar. Agora, não há necessidade de submetê-los ao risco de aglomerações. Além disso, se o trabalho pode ser feito em home office, a recomendação é mesmo ficar em casa.

Na Prospecta Obras, nós liberamos toda a equipe para fazer home office. As redes sociais, como Facebook, Skype e WhatsApp, permitem realizar reuniões de alinhamento e manter um nível de produtividade. Além disso, elas se tornaram mais curtas e objetivas, buscando discutir apenas o que é necessário. Fizemos isso pensando, essencialmente, nos colaboradores de idade mais avançada e nos grupos de risco.

Devemos lembrar que, hoje, estamos falando de um vírus. Mas o trabalho flexível é uma alternativa que muitas empresas deveriam considerar para o dia a dia. Há muito tempo, a gente vem falando em superlotação do transporte público, preservação do meio ambiente, índices de violência altíssimos, entre outras coisas...

Não se trata de isolar as pessoas, mas de garantir uma qualidade de vida maior. Almoçar em casa, não pegar transporte lotado, congestionamento, e ainda ter um rendimento maior em casa do que teria no escritório são questões, muitas vezes, impagáveis para o trabalhador. Isso vai ao encontro da nova realidade do comércio mundial: a maioria dos clientes não vai mais às lojas, prefere o e-commerce. A presença do cliente online aumentou muito e é preciso estar onde ele está.

Por ter esse entendimento, desde 2014, cerca de 85% da nossa equipe faz trabalho remoto. Além disso, contamos com um programa de franquias home-based, que já beneficia 66 franqueados em todo o país. O atendimento ao cliente também é feito fora do escritório, por treinamentos e suporte online, por videoconferência ou por telefone.

Isso é otimizar tempo. É preferir um dia a dia mais assertivo na relação com os colaboradores e com os clientes. Entender que o tempo é algo precioso para todos nós e, por isso, deve ser aproveitado ao máximo, seja em tempos de coronavírus ou não.

Wanderson Leite é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP