Pesquisa revela que altos executivos são entrave para inovação

Veja os atributos que as lideranças de empresas de grande porte precisam reunir para mudar esse cenário

Notícia publicada em 5 de julho de 2019

Pesquisa realizada pela aceleradora ACE sobre inovação corporativa mostrou um dado curioso: entre os entrevistados de grandes empresas, o perfil da liderança foi apontado como o principal obstáculo para que as corporações se tornem, de fato, inovadoras. Já para o estrato correspondente às pequenas e médias empresas, os aspectos que envolvem o líder não são preponderantes para alcançar a inovação nos processos. Inovar, independentemente do porte, é vital para que companhias prosperem.

A ACE ouviu 123 gestores: 40 eram de grande porte, com faturamento anual superior a R$ 300 milhões.

Diante dessa percepção, ficam os questionamentos: o que falta aos gestores das grandes empresas para que a inovação seja posta em prática? E por que, para as médias e pequenas, os líderes não são vistos como barreiras para inovar?

Para David Braga, CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent (empresa de busca e seleção de executivos de alta e média gestão), conhecer profundamente a companhia é um dos pilares para que os gestores saibam lidar e aplicar a inovação. "Não se trata apenas de tecnologia. Muitas vezes, para inovar, é preciso uma mudança latente na cultura organizacional, o que chamamos de Change Management. O processo de inovação precisa estar conectado ao propósito das corporações", avalia.

Segundo Braga, as altas lideranças devem criar uma cultura de colaboração para discutir processos com transparência. "Sem generalizar: o board da companhia não pode ser tolerante com executivos que impedem a inovação. Conhecer tendências de mercado, ter repertório técnico e adaptabilidade são essenciais para estar aberto aos novos processos. Inovar é mudar o 'modus operandi' e isso assusta muitos executivos", comenta.

Em tempos de recessão econômica, estar aberto às vantagens competitivas que a inovação pode agregar é mais que uma alternativa - trata-se de um caminho inevitável para se sobressair no mercado, em qualquer nicho.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP