Caesb espera poupar até 20% de energia

ETA fornecida pela Enfil adota conversores de frequência para que motores elétricos funcionem com velocidade precisa

O Distrito Federal está enfrentando sua maior escassez de água desde sua fundação, há 57 anos, afetando o fornecimento para mais de três milhões de habitantes. Esta crise compromete o abastecimento de água em condições normais de funcionamento, o que obrigou a adoção do racionamento de água há mais de um ano.

Para amenizar esse cenário, a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) passou a buscar novas fontes de fornecimento, entre elas o enorme Lago Paranoá, com seus 48 km² de área. A Enfil, especializada em soluções para sistemas de controle da poluição atmosférica e para sistemas de tratamento de água e efluentes industriais, instalou um sistema de captação para abastecimento público utilizando membranas de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 700 l/s em regime de turnkey.

Para o acionamento dos equipamentos motorizados, foram instalados 41 conversores de frequência VLT® AQUA Drive, da Danfoss, que proporcionaram flexibilidade ao projeto e redução aproximada de 20% do consumo de energia quando comparados a partidas convencionais. Os conversores de frequência controlam o fornecimento de energia para motores elétricos para que funcionem com a velocidade precisa para obter o resultado desejado.

Segundo a empresa fornecedora, o conversor de frequência proporciona maior proteção de bomba seca, reduzindo os custos de manutenção, pois avalia constantemente a condição da bomba, além de possuir um controlador em cascata incorporado. Compacto, o VLT® AQUA Drive também promete fácil instalação devido ao seu design modular e programação de alguns parâmetros.

"A Enfil escolheu a Danfoss devido a sua qualidade técnica e às condições comerciais ofertadas, bem como a maior flexibilidade no atendimento e rápidas soluções dos problemas", comenta Flávio Hattori, coordenador de engenharia elétrica/instrumentação/automação da Enfil. A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi inaugurada em tempo recorde e está em funcionamento desde outubro de 2017.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias