O papel do profissional de Real Estate na retomada da economia

Debate realizado em São Paulo mostrou, dentre outros panoramas, que o drive de ocupação tem vindo mais da área de workplace

O evento mensal da CoreNet, promovido em São Paulo no dia 24 de maio, trouxe aos profissionais de Real Estate um debate sobre o atual momento de retomada da economia brasileira envolvendo o ponto de vista tanto do proprietário, quanto do locatário de imóveis corporativos.

Adriano Sartori, vice-presidente da CBRE, foi convidado para ser o mediador da conversa entre proprietário, representado pela BR Properties, e ocupante, representado pela IBM Brasil. O executivo abriu o debate questionando como as empresas passaram os últimos dois anos.

Martin Jaco, CEO da BR Properties, citou os desafios do período perante os fatores políticos e econômicos que trazem um cenário de recuperação mais lento e falou sobre os fundamentos do mercado imobiliário no que diz respeito à previsibilidade de novo estoque. "Este foi um fator importante porque de 1993 até hoje o mercado de escritórios, tanto de São Paulo, quanto do Rio de Janeiro, cresce em termos de ocupação com relação ao ano anterior".

Frederico Egli, Real Estate e Site Operations da IBM, compartilhou que, apesar do cenário estar se estabilizando, o drive de ocupação tem vindo mais da área de workplace.

O mediador abordou com os presentes a questão da retenção dos colaboradores a partir da preocupação do ambiente de trabalho. Neste sentido, Frederico Egli ressaltou que trata-se de uma mudança difícil e que se faz necessário focar no que é essencial para esta mudança. "O que mais impacta a população é criar o censo de comunidade. O segredo é ser flexível e sempre ouvir a população", opinou.

Martin Jaco compartilhou que do ponto de vista do proprietário o mais importante é disponibilizar serviços além das commodities que todos os empreendimentos podem oferecer. "Como o ocupante irá se sentir neste edifício? Que tipos de serviços podem ser oferecidos, como lavanderia, lavagem de carro, restaurantes? O que teremos fora do escritório é a grande diferença que entra no fator flexibilidade", argumentou o executivo.

Os profissionais falaram também sobre a importância da localização/acesso do imóvel como motivador de decisão quando o assunto é Real Estate, assim como sobre o fenômeno de coworking que tem exigido uma clara mudança na qualidade da locação.

Outro tema abordado foi sobre os impactos trazidos pela nova lei trabalhista. Frederico disse que ainda vê muitos benefícios na terceirização e que percebe que há um movimento que busca trazer de volta os colaboradores que hoje atuam no sistema home office, tendo em vista que pela nova lei as horas extras devem ser feitas no ambiente de escritório.

Também foi discutido o cenário de queda na taxa de vacância. Martin Jaco citou que o ponto crítico é a questão de onde se construir, caso a vacância continue diminuindo. "Ainda é muito cedo para pensarmos em incorporação. Hoje preferimos transformar um edifício em triplo A", exemplificou.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP