TELELOK
 

BHIP assume iluminação pública de BH

Contrato tem duração de 20 anos e prevê que, até 2020, todos os 182 mil pontos da cidade já funcionem com a tecnologia LED

Vencedora de uma concorrência no modelo PPP (parceria público-privada), a Concessionária BHIP assumiu recentemente a manutenção, operação e modernização de todo parque de iluminação pública de Belo Horizonte. O contrato tem duração de 20 anos e prevê que, até 2020, todos os 182 mil pontos de iluminação pública da cidade já funcionem com a tecnologia LED. O modelo de parceria é inédito no Brasil e pioneiro em escala mundial em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação de uma cidade do porte de BH será modernizado. 

Entre as atribuições da concessionária está a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias LED. Além de proporcionar melhor aproveitamento do fluxo luminoso e ter maior durabilidade, o novo modelo de iluminação oferece significativa redução no consumo de energia - as luminárias LED são até 45% mais econômicas que as convencionais e duram cerca de dez anos, três vezes mais que as atuais. 

"Acreditamos que a maior eficiência luminosa do LED pode contribuir também para a segurança, já que locais com iluminação deficiente estão mais propensos a ocorrências de crimes. Nossa expectativa é que haja, ainda, a diminuição de acidentes e atropelamentos causados por falta de visibilidade", enfatiza o CEO da BHIP, Marcelo Bruzzi (foto). A tecnologia de ponta utilizada na modernização contempla ainda a implantação do "Sistema de Telegestão" das principais vias, proporcionando controle informatizado e remoto destes pontos. Com esse sistema é possível imediata identificação de eventuais falhas e correção corretiva sem necessidade de chamado.

A BHIP fica responsável também pela manutenção e operação do atual parque de iluminação. Para isso foi traçado um eficiente plano de atuação preventiva e atendimento corretivo que garanta o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação durante a concessão. Em casos de lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e braço de luminária quebrada, o munícipe deve acionar a BHIP. São vários canais de atendimento: 0800 941 6789 (ligação gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana); www.bhip.com.br ou aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.

De acordo com Bruzzi, o cronograma de modernização está em processo de aprovação na PBH e deve ser liberado até outubro deste ano. A ideia é modernizar as áreas de mais carentes e/ou com maiores índices de criminalidade. A substituição das luminárias varia de acordo com o local, conservação de poste e acessórios. "Em alguns casos basta trocar antiga pela nova. Porém, como existem diversos padrões utilizados, há casos em que será necessária a substituição ou adaptação dos itens", afirma.

Grandes Números:

-  182.257 pontos de Iluminação pública

-  32.800 equipados com tecnologia de telegestão

-  13 pontos notórios da cidade com Iluminação de Destaque

-  Redução mínima de 45% no gasto energético, gerando economia anual de R$25 milhões à PBH

-  6.000 km de vias contempladas pela nova iluminação

-  22 equipes de manutenção / 14 equipes modernização

-  A modernização será concluída até dezembro de 2020

-  Validade do contrato: Junho de 2017 até Junho de 2037

-  Valor de investimento: R$ 400 MI

Fotos: Divulgação BHIP

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP