TELELOK
 

Método construtivo dos quiosques do Leblon acelera modernização

Módulos metálicos garantem obras limpas e rápidas. No subterrâneo: cozinha, depósito e banheiros com chuveiros, sanitários e armários


​A revitalização dos quiosques do Leblon, na orla carioca, inova não apenas nos conceitos de fluidez e transparência do projeto arquitetônico, mas no método construtivo dos subsolos com a utilização de módulos metálicos industrializados. O sistema garante obras limpas e rápidas. O projeto é assinado pelo escritório Índio da Costa, responsável também pelo projeto de Copacabana.

Enquanto o solo é preparado para receber a estrutura do subsolo, o mobiliário, semelhante a um grande contêiner, é produzido em uma unidade fabril. Finalizada esta etapa, o caixote metálico é apenas encaixado no vão, o que torna o processo mais veloz e causa menos transtorno. O espaço subterrâneo é composto de cozinha, depósito e banheiros públicos com chuveiros, sanitários e armários.

Em função da faixa de areia estreita e da frequente ocorrência de ressacas em alguns pontos da orla da região, algumas bases não contarão com subsolo. As bases com espaço subterrâneo terão 48m x 4,5m e aquelas que não possuirão subsolo, 24m x 4,5m - medidas 50% menores do que as dos quiosques de Copacabana, a fim de garantir uma adequada circulação de pedestres no calçadão, mais estreito nesta região.

Segundo a Orla Rio, responsável pelo investimento do projeto de revitalização, toda a areia escavada durante o processo de obras é devolvida à praia, sem causar qualquer dano ao ambiente, conforme previsto e aprovado em licenciamento ambiental. Além disso, no Leblon parte dos quiosques será realocada e agrupada em pares.

A junção de dois quiosques em uma base permitirá retirar os estabelecimentos de frente das ruas transversais, possibilitando a quem chega à orla ter a visão do mar sem obstrução. Desta forma, o setor 2 (Leblon, Ipanema e Arpoador) passará a ter 17 bases com 28 quiosques, dois a mais do que a antiga.

Na superfície, os quiosques contam com uma área de 9m² - as unidades antigas tinham apenas 4m². Com revestimento em vidro, aço inox e aço corten, os quiosques têm como marca a elegância. A transparência e o formato arredondado preservam a paisagem carioca. As portas de vidros curvos têm um sistema de fechamento automá tico e, ao redor, seis bancos fixos permitem que os clientes consumam diretamente no balcão, com muito mais conforto.

A estrutura apresenta quatro colunas de aço revestidas de inox polido que sustentam a cobertura -constituída de tesouras também em inox com pintura e tratamento anticorrosivo, além de ser arrematada por estrutura de fibra branca.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP