PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Aeroporto de Viracopos recicla 2 mil toneladas de resíduos por ano

São muitas as possibilidades de reaproveitamento, como embalagens plásticas e metálicas, jornais, garrafas de vidro etc.

Promover práticas sustentáveis e conscientizar colaboradores, passageiros e toda a comunidade aeroportuária sobre a importância da revalorização de resíduos é o objetivo do projeto "Coleta Seletiva", desenvolvido e implementado pela Aeroportos Brasil Viracopos, em Campinas (SP), com a Corpus Saneamento e Obras.

Implantada desde abril de 2014, a iniciativa já coletou mais de 5,8 mil toneladas de resíduos que passaram a ter destinações mais sustentáveis como reciclagem, reaproveitamento energético (biomassa e coprocessamento) e compostagem. Até então, os resíduos não eram revalorizados em todo o seu potencial para retornarem à cadeia produtiva, por isso o planejamento envolveu ações de desenvolvimento sustentável que atendem aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O resultado só tem sido possível devido a um trabalho de sensibilização da alta gestão à comunidade aeroportuária em geral, incluindo passageiros através de materiais educativos. "A implantação operacional com divulgação, treinamentos por públicos segmentados, criação de indicadores de gestão, além do acompanhamento operacional da qualidade do material reciclável também são ações importantes para manter o projeto", explica Mariane Pintor, Analista de Gestão Ambiental da Corpus.

Os resíduos gerados em Viracopos têm inúmeras possibilidades de reaproveitamento sustentável, em sua maioria embalagens plásticas, metálicas (como latinhas de alumínio), jornais, revistas, copos e garrafas de vidro, além do resíduo orgânico de podas de áreas verdes. Este último é destinado para a Ecomark, empresa do Grupo Corpus, onde é transformado em adubo orgânico. Mas alguns desafios ainda precisam ser superados, já que sempre é possível aumentar a segregação de recicláveis. "A cultura da falta de atenção para a destinação dos resíduos gerados em todas as atividades e a consciência de que resíduo é recurso ambiental, financeiro e social ainda não estão totalmente incorporadas pela comunidade em geral", completa Mariane.

Apesar dos bons resultados, o projeto "Coleta Seletiva" ainda possui metas ambiciosas. Atingir o índice de valorização de resíduos em 50% ao ano (referente ao total coletado pela Corpus) é uma delas. A iniciativa visa não só divulgar informações sobre procedimentos e boas práticas no gerenciamento de resíduos que podem mudar hábitos da comunidade, mas também gerar um ciclo sustentável com a criação de responsabilidade compartilhada, geração de emprego e renda, diminuição da utilização de novos recursos naturais, redução do consumo de energia e água e custos de produção, além da ampliação de vida útil dos aterros sanitários.  

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP