TELELOK
 

Boulevard Shopping, em BH, terá fazenda urbana de 2.700 m²

Espaço contemplará estufa, loja para a venda dos produtos cultivados, restaurante e espaço de convivência. Inauguração está prevista para março

Uma das oito unidades de fazenda urbana no mundo está prestes a desembarcar no Brasil. O projeto, previsto para ser inaugurado na segunda quinzena de março, em Belo Horizonte, é fruto de uma parceria inédita entre o Boulevard Shopping e a Startup BeGreen. Será um espaço no próprio Boulevard para a produção de hortaliças sem agrotóxicos (orgânica) com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

O projeto funcionará na área externa do shopping e tem seu conceito alicerçado na sustentabilidade. Haverá utilização de composto proveniente do lixo orgânico da Praça de Alimentação do Boulevard como substrato para o crescimento das verduras; e redução de consumo de água com captação da chuva. Além disso, não haverá emissão de CO², pois além da autossuficiência elétrica do projeto, o consumidor final poderá adquirir os produtos da fazenda in loco, sem serviços de logísticas e entrega.

A Fazenda Urbana sediada no Boulevard irá ocupar uma área de 2.700 m², com uma estufa de 1.500 m² e capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces baby e ervas por mês. O espaço também contemplará a loja Casa Horta, para a venda dos produtos cultivados e de produtores locais; a Casa Amora, restaurante conceito 'farm to table' (da fazenda para a mesa) com pratos que utilizem as hortaliças e legumes orgânicos e da produção local; e um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados à vida mais saudável e à conscientização da nova agricultura.



O projeto ainda contempla várias ações integradas, como a realização de ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano. "Os visitantes terão a oportunidade de fazer visitas guiadas, comprar os produtos cultivados na fazenda e até consumi-los na hora.", conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.

"Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final.", explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bitencourt.

A sustentabilidade também fez parte da construção do espaço. O projeto primou por utilizar o mínimo de novos produtos, a exemplo da reutilização de materiais. Para isso, toda a obra será feita de containers que virariam sucata; as mesas e cadeiras do espaço terão como matéria-prima a madeira plástica, que sofre um processo de transformação do plástico jogado fora; e todo o piso será feito com material de rejeito de mineração.



A motivação original deste projeto se deve ao fato que atualmente 80% de todo produto fresco cultivado no Brasil é desperdiçado e acaba tendo como destino o lixo, segundo dados da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A origem do desperdício está na estrutura da cadeia de suprimentos agrícolas brasileira, que faz com que os alimentos colhidos frescos só cheguem à mesa do consumidor com no mínimo dois dias de colhidos. Além disso, o excesso de transporte e baldeações entre os diversos elos da cadeia aumenta ainda mais o desperdício. Esta complexa cadeia de suprimentos, além de prejudicar a qualidade do produto final, também impacta no valor total pago pelo consumidor.

Fonte: CicloVivo

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP