Como economizar até 50% com condomínios industriais

Localização e benefícios fiscais tornam a opção ideal para quem procura reduzir despesas, diz consultor

O espaço para instalação de indústrias é um aspecto que demanda grande investimento financeiro, o que, muitas vezes, acaba se tornando uma dificuldade para novas empresas se solidificarem. Durante a etapa de orçamento do projeto empresarial, é necessário que os investidores busquem meios de racionalização de gastos, procurando pela existência de alternativas a determinados desembolsos. Jorge Bahia (foto), CEO do Grupo Bahia Associados, explica sobre a possibilidade da instalação de empresas em condomínios industriais, segmento em que o Grupo está se inserindo na área relacionada à gestão administrativa e financeira desses empreendimentos.

Segundo Bahia, "a política de racionalização de gastos necessita ter uma visão de ganhos por escala, sempre atrelada à eficiência operacional do produto fim a que se propõe o investimento". Assim, essa possibilidade de rateio de gastos deve buscar dividir dispêndios necessários - e imprescindíveis - durante a realização da operação. Entre estes gastos está a instalação do investimento, que pode ser realizada em condomínios industriais. Com isso, a empresa pode reduzir até 50% dos gastos com instalação.

Bahia afirma que a instalação em condomínios, entre diversos aspectos, já traz em visão primária a maior garantia de segurança. Paralelamente, há outros aspectos que podem ser levados em consideração tanto pelos benefícios em si como a própria divisão de tais gastos - necessários - com outros condôminos. Entre eles estão: manutenção das instalações, limpeza, área de lazer de Colaboradores, profissionalismo no atendimento e na relação comercial, refeitório etc.

No entanto, esses aspectos não podem ser os únicos a serem levados em consideração. Ao buscar uma alternativa de instalação, "a empresa deve ponderar detalhes relacionados diretamente à rentabilidade e lucratividade de sua operação, e não podem estar vinculados somente ao fato de pagar mais ou menos pela instalação ocupada", acrescenta o CEO.

Atualmente, o cuidado com a instalação ou realocação de investimentos conta com mais um ingrediente: os incentivos fiscais, principalmente na esfera estadual. Com as novas diretrizes limitadoras aplicadas aos benefícios estaduais, reforça-se o foco na rentabilidade do negócio por mérito na administração exemplar dos investimentos o que está relacionado, também, a possibilidade do bom aproveitamento no rateio de gastos.

Bahia sugere às empresas que têm intenção de se instalar em espaços dessa natureza que busquem informações sobre a administração ou gestão da área, relacionamento da gestão com condôminos, operações já instaladas no local, ocorrências de sinistros já identificadas no local, facilidade de acesso por Colaboradores, clientes e fornecedores, infraestrutura quanto à tecnologia relacionada a comunicação, informações sobre a infraestrutura local, entre outros.

Condomínios industriais costumam estar localizados em áreas estratégicas visando facilitar o acesso de matérias-primas, produtos e profissionais, seja próximo a rodovias aeroportos ou portos.  Dessa forma, soma-se a localização aos benefícios financeiros: o rateio de gastos não se limita ao espaço de instalação, mas às atividades e despesas imprescindíveis ao negócio, e envolvem também benefícios fiscais quando da instalação e muitas vezes no decorrer da operação. Condomínios industriais são, afinal, a alternativa de investimento para instalação ou realocação que muitas empresas procuram.

Líderes de audiência

Data Center

BNDES amplia aposta em data centers nacionais com novo projeto de arquitetura modular

Financiamento de R$ 10,18 milhões para a ALGcom busca desenvolver uma solução brasileira capaz de reduzir em até 50% o tempo de implantação de data centers, em um momento de expansão da infraestrutura digital no país

Workplace

Licença-paternidade ampliada: o que essa mudança revela sobre os ambientes de trabalho?

A ampliação da licença-paternidade coloca um tema tradicionalmente tratado pelo RH dentro de uma discussão mais ampla sobre ocupação, experiência do colaborador e adaptação dos ambientes corporativos às novas formas de trabalho

Operações

CVM revê exigência para relatórios ESG e desloca discussão para a governança corporativa

Mudança na regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários retira a obrigatoriedade da divulgação de informações de sustentabilidade a partir de 2026, mas pressão de investidores, financiadores e cadeias globais de valor tende a manter a agenda ESG no centro das estratégias empresariais

Workplace

Itaú amplia trabalho presencial para três dias. O híbrido está entrando em uma nova fase?

Nova política amplia a presença física para parte dos colaboradores e reforça uma tendência observada em grandes empresas: a discussão sobre trabalho híbrido começa a migrar da quantidade de dias no escritório para a gestão da cultura, da colaboração e da experiência dos times

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea