Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

José Marcelo de Oliveira é o novo diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou em 01/06/21 a transição de comando da Instituição.

O executivo José Marcelo de Oliveira assume a posição de diretor-presidente do Hospital no lugar de Paulo Vasconcellos Bastian, que deixa o posto por se aproximar dos 65 anos, idade limite para cargos executivos na organização.

José Marcelo de Oliveira atua há 25 anos na área da saúde. O executivo ocupou anteriormente o cargo de diretor geral do AC Camargo Cancer Center, onde atuava desde 2015, aportando seus conhecimentos em uma das principais instituições de oncologia do Brasil. Formado em medicina e com doutorado em Radiologia Clínica pela UNIFESP, além de MBA em Administração de Empresas pela FIA (Fundação Instituto de Administração), Jota, como é conhecido, conta também com uma vivência executiva em medicina diagnóstica, tendo atuado por 22 anos no Grupo Fleury em diversas posições executivas.

"Alinhados às melhores práticas de gestão e de governança, com foco na transparência e perenidade da Instituição, iniciamos no ano passado o processo sucessório do diretor-presidente, Paulo Bastian, que se aproxima da idade limite (65 anos) e deixará de atuar como executivo de nosso Hospital nos próximos meses" diz Weber Porto, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Paulo Vasconcellos Bastian ingressou no Hospital em janeiro de 2006 e, desde então, atuou em diversas frentes estratégicas, tornando-se diretor-presidente ao final de 2013. Sob sua gestão, foi consolidado o planejamento estratégico 2015-2020 e o processo de expansão da Instituição nos seus três pilares de atuação: Saúde Privada, Inovação, Pesquisa e Educação e a Responsabilidade Social; além da criação do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, braço que fortalece a atuação da Instituição com transparência no Sistema Único de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Weber Porto, o processo de transição já teve início e será conduzido pelo atual diretor-presidente Paulo Bastian. "Por meio da sua forte liderança, Bastian contribuiu decisivamente para a crescimento de nossa Instituição e para a construção de uma marca forte. Continuaremos com o seu apoio após essa transição, por meio do assessoramento ao Conselho Deliberativo e ao executivo principal", afirma.

O presidente do Conselho complementa dizendo que a chegada de Jota será fundamental para a continuidade da expansão do Hospital. "Estamos seguros de que o Jota com a sua ampla experiência como executivo e como médico dará sequência ao processo de crescimento do Hospital e consolidação do nosso planejamento estratégico", disse. 

​Foto: Roberto Assem


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking