Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Startup lança função de rastreio de funcionários para evitar contaminações

Novidá monitora rotas e proximidade de colaboradores para impedir disseminação da Covid-19

Novidá - startup membro do hub Cubo Itaú, focada em geolocalização de alta precisão - lançou um módulo em sua plataforma para rastrear a movimentação dos funcionários de seus clientes e evitar a disseminação do novo coronavírus. 

Usando um conceito chamado contact tracing (ou rastreamento de contatos), o objetivo é que, caso uma empresa confirme a contaminação por Covid-19 em um de seus funcionários, ela consiga saber quais foram as áreas percorridas por esse colaborador e com quem ele entrou em contato nos últimos dias, permitindo tomar decisões que evitem maior disseminação.

Além disso, a plataforma também alerta em tempo real a formação de aglomerações e violações dos limites de distanciamento social recomendados, possibilitando que os colaboradores mantenham distância segura entre si e que o gestor possa agir nestes casos. Por fim, a solução ainda pode ser usada para fazer a gestão dos times de limpeza e garantir a execução e qualidade na higienização dos espaços internos.

"Ao que tudo indica, essa pandemia ainda continuará nos abalando pelo menos a curto e médio prazo. Mas as empresas precisam retomar suas atividades. Assim, mais do que nunca o foco agora precisa ser a garantia da segurança e saúde dos colaboradores. Foi por isso que implementamos esse módulo adicional dentro de nossa plataforma", explica Fábio Rodrigues, diretor-executivo da Novidá. 

O grande trunfo da empresa para implementar sua solução é a união entre Internet das Coisas e Inteligência Artificial. A startup utiliza sensores fixos distribuídos pelo ambiente e dispositivos móveis de baixíssimo custo (smartphones ou crachás especiais, por exemplos) com os colaboradores. Esses sensores se comunicam e, por meio dos algoritmos, conseguem entender o comportamento e localização das pessoas. 

Assim, em uma plataforma web, o gestor consegue visualizar as rotas percorridas por cada funcionário, acompanha os tempos de execução de cada tarefa, localiza um colaborador em tempo real, acessa o mapa de calor de sua planta e tem informações assertivas sobre o que acontece em seu negócio. 

"Nossa solução sempre teve o foco em otimizar a gestão de equipes operacionais para aumentar a produtividade de nossos clientes. Nesse momento, a missão continua a mesma, mas acrescentamos a esse 'pacote' a saúde e segurança dos colaboradores. Até porque, no fim do dia, a saúde dos funcionários está diretamente ligada à produtividade da organização", afirma Fábio. 

Em 2019, a companhia multiplicou sua receita em 350%, oferecendo sua solução para organizações como PSA Groupe, GOL, Cubo Itaú, Andrade Gutierrez, entre outras. A empresa também foi eleita a startup mais atrativa do país com uso de Internet das Coisas, de acordo com o ranking do 100 Open Startups. Na última semana, a Plug and Play (uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício) destacou a Novidá como uma das principais soluções globais entre as startups para a retomada das operações nas empresas. 

"A retomada das operações exige cautela e estratégia. Porém, é possível aliar segurança com produtividade. Esse é o momento de garantir a saúde dos colaboradores e otimizar ao máximo a gestão operacional. Acredito que a Novidá tem muito a oferecer nesse sentido", conclui Fábio.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking