Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Pré-lançamento da ANGEC reúne 40 gestores no Rio de Janeiro

Ideia é focar na administração do empreendimento em si, e não apenas no esporte ou na atividade praticada no clube

Notícia publicada em 4 de julho de 2019

No dia 13 de junho aconteceu no Oásis Clube, no Rio de Janeiro, o pré-lançamento da ANGEC, Associação Nacional de Gestão Executiva de Clubes. O evento, que contou com a presença de cerca de 40 gestores dos principais clubes cariocas, é a concretização de um trabalho realizado durante quatro anos por esse grupo de executivos, que até então era denominado GEC Rio - Grupo de Executivos de Clubes do Rio.

Desde 2015, alguns superintendentes de clubes começaram a promover encontros com o objetivo de fomentar boas práticas na gestão de clubes, fazer networking e benchmarking entre os empreendimentos. Com o tempo, o quórum e os objetivos desses encontros foram ampliados. O GEC Rio instituiu em cada encontro um ciclo de palestras de profissionais, das mais diversas áreas, que se propusessem a falar para esses executivos sobre novas tecnologias, sustentabilidade, novidades do mercado de gestão de infraestrutura, gestão de empreendimentos etc.

O grupo se solidificou, se organizou e instituiu uma liderança que o conduzisse ao patamar em que hoje está. A ANGEC foi criada para abrir horizontes para o mercado nacional de clubes, com objetivos muito claros de difundir e debater a gestão de clubes nas suas mais diversas subdivisões, como os de futebol, de esportes olímpicos, os clubes sociais e náuticos, dentre os mais específicos. A ideia é focar na administração do empreendimento em si, e não apenas no esporte ou na atividade praticada no clube. A Diretoria da Associação para os próximos quatro anos é formada por Henrique Martins, Albérico Arruda, Rívia Karime, Rogério Romano e Fabio Fleishhauer - time que conduzirá a Associação Nacional de Gestão Executiva de Clubes rumo ao futuro.

"Em minhas palestras, sempre digo que, em um clube, mais de 60% da gestão é focada em facilities, soft services e hard services conjugados, para atender aos clientes que possuem características muito específicas em relação ao gestor: uma mistura de patrão e cliente. Com essa afinidade natural com o mundo de facilities, nada mais adequado que parcerias com a Abrafac e aqui, com a Infra, sendo essa é uma das metas dessa gestão", explica Henrique Martins, Administrador Geral do Vale do Ipê Country Clube.

Segundo ele, a ANGEC está com dia marcado para seu lançamento oficial, que acontecerá na primeira semana de agosto, na capital carioca, quando será apresentado o site oficial contendo serviços interessantes para todos aqueles que trabalham nesse mercado e para aqueles que desejam trabalhar no futuro. Além de um clube de benefícios, a Associação oferecerá cursos, congressos, balcão de oportunidades e talentos, biblioteca virtual e ciclo de palestras, dentre outras novidades para os associados de todo o Brasil.

"A ideia é estar bem próximo da Fenaclubes, que consideramos ser a maior entidade representativa dos clubes no território nacional e que certamente será um parceiro. Outra parceria que se inicia é com o SindiClube de São Paulo, que já vem atuando há algum tempo na especialização do mercado em SP e acaba de lançar o MBA de Gestão Executiva de Clubes. A ideia é que a ANGEC seja uma multiplicadora dessa pós e, para isso, já estamos alinhados com o Cláudio Lauletta, Diretor-executivo do SindiClube, e em breve teremos condições super especiais para associados ANGEC nessa formação. Fiquem ligados nas próximas notícias da ANGEC!", adianta Henrique.

Foto Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking