Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Elevador de ouro instalado em 1897 é encontrado na Bulgária

Encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I, equipamento apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda

Notícia publicada em 25 de outubro de 2018

Um elevador Schindler encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I da Bulgária, para o palácio em Sofia, foi descoberto recentemente. Instalado em 1897, o elevador foi escondido do público pelo antigo regime comunista e, recentemente, foi encontrado atrás de uma porta trancada em um porão. O elevador banhado a ouro com um carro de madeira bem preservado não está mais funcionando, porque uma peça importante foi roubada. Ele apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda. Comportaria duas pessoas com peso máximo total de 160kg.

O elevador ligava a sala de jantar ao segundo andar do palácio do rei, que agora funciona como o Museu Nacional de Etnografia da Bulgária. A Schindler Bulgária está apoiando a restauração do equipamento que agora integra uma exposição permanente no museu. Confira todas as curiosidades neste vídeo:

IFrame​​

Quantos elevadores na posição horizontal seriam necessários para dar uma volta ao mundo?

Se considerarmos o perímetro do Globo Terrestre, o raio do Equador tem cerca de 6.378 kms, que corresponde a um perímetro de 40.075. Uma cabina de elevador tem em média 2,80 cm de altura, sendo assim são necessários 14.312.500 elevadores (na posição horizontal) para dar volta no globo.

Até o fim de 2017 a Atlas Schindler comercializou 212 mil elevadores, totalizando 593,6 km. O equivalente entre a distância de São Paulo a Uberlândia.

Empreendimento mais alto do Brasil

O Yachthouse Residente Club está localizado em Balneário Camboriú (SC) com 274 metros de altura e 81 pavimentos em cada unidade. Com 17 elevadores a  Atlas Schindler está presente no residencial  para o transporte de visitantes e moradores, nas duas torres. Cada torre terá 05 elevadores Schindler 7000, que percorrerão 06 metros de velocidade por segundo.

Outros 07 equipamentos modelos Schindler 3300 New Edition e o modelo 5500 vão servir outras áreas como boate, escritórios, restaurante, heliponto e área de lazer. O empreendimento terá o sistema de tecnologia inteligente da Atlas Schindler, que por meio de telas touch no hall do edifício permitirão o acesso personalizado atendendo às necessidades de deslocamento.

Quando o Brasil teve a primeira escada rolante?

Os primeiros equipamentos começaram a serem produzidos em 1947 pela Villares. De lá para cá houve muitos avanços e foram desenvolvidas novas tecnologias. As duas maiores  escadas rolantes da Atlas Schindler no Brasil estão no Centro Empresarial de SP, na zona sul da cidade. Os equipamentos começaram a operar em 1977, ou seja há 41 anos. As escadas têm 10 metros de altura, 4 metros a mais que uma escada padrão.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking