Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Documento traz comportamento do PVC em situações de incêndio

Objetivo é apresentar as propriedades do material em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura

O Instituto Brasileiro do PVC, entidade que reúne e promove conhecimento técnico-científico sobre o PVC e suas aplicações, lança um documento sobre o comportamento do material em incêndios. O objetivo é apresentar as propriedades do material em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura, frente a situações de calor e de incêndio propriamente dito.

Dentre os assuntos abordados estão sua capacidade de não propagar o fogo após iniciado o incêndio, a questão da produção de fumaça e liberação de gases durante a combustão.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, trata-se de um plástico com características únicas, que apresenta grande versatilidade, o que faz com que esteja presente em aplicações diversas, desde as de longa duração, quanto em aplicações de uso único.

O executivo explica que esse termoplástico é amplamente usado em aplicações ligadas diretamente à construção civil, tais como em perfis de acabamento, coberturas, revestimento de fios e cabos elétricos, por exemplo. "Nestas aplicações, os produtos, independentemente do tipo de material utilizado em sua fabricação, estão sujeitos a regulamentações e normas técnicas cada vez mais restritivas quanto ao seu comportamento em situações de incêndio, o que nos motivou a desenvolver esse documento", afirma Bahiense.

Por suas características, o PVC pode reduzir os riscos de um incêndio. A sua estrutura molecular faz com que seja um produto naturalmente antichama. Além disso, a possibilidade de formulações do PVC para tipos diferentes de aplicação permite a incorporação de aditivos retardantes de chama, o que melhora ainda mais esta característica. Dessa forma, produtos de PVC são indicados para aplicações que exijam alta resistência ao fogo e performance elevada, como fios e cabos, por exemplo.

Outro fator favorável ao produto, o índice de calor liberado do PVC é menor em comparação à maioria dos materiais inflamáveis, o que faz com que as chamas sejam extinguidas rapidamente. "É de fundamental importância que o mercado conheça as características e o comportamento do produto para melhor especificação e uso do PVC, trazendo competitividade e segurança aos projetos", completa Bahiense.

O documento está disponível para download no site da entidade.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking