Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Vivante adota smartglasses para serviços de manutenção

Ferramentas de telemonitoramento dão apoio a técnicos que precisam realizar manutenção de equipamentos in loco

A Vivante, uma das principais referências em manutenção, gestão integrada de facilities e utilidades no Brasil, iniciou o uso de smartglasses (óculos inteligentes) em serviços de manutenção.

Com o intuito de oferecer mais ferramentas aos técnicos de campo, a empresa adquiriu três unidades do produto, que vão aprimorar a manutenção de equipamentos mais complexos e serviços que requerem intervenções críticas. Batizados de Vivante Manutenção Assistida, esses dispositivos são compostos por uma haste, lentes de acrílico e um aparelho que projeta imagens em uma mini tela acoplada, além de possuírem WiFi, Bluetooth, microfones, câmera e sensor ambiental para comandos por voz e gestos.

Para Luis Paulo Farias, coordenador de Análises Estratégicas da Vivante, os benefícios vão desde o aumento do grau de segurança, já que todas as intervenções críticas poderão ser registradas, até a possibilidade de se criar um canal entre o técnico operador em campo e estâncias superiores da empresa, com graus de especialização para o atendimento de determinado equipamento.

Essa nova ferramenta favorece e aprimora os serviços oferecidos pela empresa. Ela proporciona mais agilidade e integração no trabalho, custos reduzidos (no que diz respeito ao deslocamento dos funcionários), criação de evidências por meio de gravações e otimização do tempo, além de deixar as mãos livres para a execução das rotinas.

O projeto está na fase piloto. "Compramos três unidades do modelo intermediário, e com projeto para aquisição de mais dois", afirma Farias.  As possibilidades, no entanto, são promissoras. "Porém, nosso maior desafio neste primeiro momento, é conseguir a estabelecer uma conexão consistente entre o operador de campo e a central da empresa, pois a infraestrutura de telecomunicações do país é instável", aponta o executivo.

O benchmarking com empresas estrangeiras do segmento apontam a tendência de expansão deste conjunto de tecnologias, com projetos que abarcam realidade aumentada, big data, machinelearning e BIM (BuildingInformationModeling). "Para o desenvolvimento do projeto piloto, consultamos a instituição de maior destaque na área, a Augmented Reality Organization (www.augmentadreality.org), que acompanha o 'estado da arte' desta tecnologia no mundo. Estamos ainda numa fase embrionária no país se comparado a outros países, mas entendemos que o futuro da manutenção está intimamente ligado ao avanço tecnológico, principalmente no que tange à transformação digital", afirma Farias.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking