19º Congresso InfraFM
 

Algumas tendências para a área de facilities na retomada ao trabalho presencial

Inteligência Artificial para realizar manutenções preditivas é uma delas

Ainda que estejamos em meio a uma situação complexa, não restam dúvidas de que as coisas serão bem diferentes no pós-pandemia. E a área facilities será (já é) uma das mais impactadas nesse sentido, dada a relevância do papel que vem desempenhando em meio à crise desencadeada pela Covid-19 para proporcionar segurança, funcionalidade e conforto às equipes, em empresas e organizações, por meio da integração de processos, colaboradores e ferramentas tecnológicas.

O fato é que essa integração (e, por consequência, a disponibilização de informações em tempo real) foi essencial para facilitar uma tomada de decisões ágil diante dos desafios que surgiram - e têm surgido - nesse período tão conturbado. Todavia, é necessário considerar que, diante da retomada do trabalho presencial (e, evidentemente, da necessidade de observar protocolos como distanciamento físico e uso de máscaras e álcool gel - entre outras ações imprescindíveis), surgirão diversas tendências que refletirão diretamente na área de facilities. Aqui estão algumas delas, segundo a DigiExpress Soluções Inteligentes:

Tecnologia para garantir distanciamento físico no ambiente de trabalho

Manter o distanciamento físico no ambiente de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores - e, nesse sentido, a utilização de sensores inteligentes para controlar a ocupação das mesas e o espaço necessário às estações de trabalho, o uso dos banheiros e as atividades de limpeza - além de monitorar a temperatura e a umidade do ar para evitar a disseminação do novo coronavírus - será cada vez mais comum nas empresas. 

Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas

A utilização de Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas é outra tendência que deverá ganhar corpo. Assim, será possível eliminar ou reduzir, de maneira mais assertiva e confiável, a possibilidade de problemas de infraestrutura por meio da análise dos padrões e modos de falha ao longo da vida dos ativos. 

Aumento da demanda por terceirização

A demanda por terceirização na área de facilities também deverá aumentar no pós-pandemia, uma vez que empresas especializadas estão preparadas para atender de maneira adequada às necessidades das organizações, com todas as estratégias técnicas atualizadas. Outros fatores relevantes para essa tendência consistem na qualidade do trabalho, considerável redução de custos - e, ainda, em permitir que os administradores possam manter seu foco no core business da companhia. 

Valorização da employee experience

Empresas com funcionários engajados são mais produtivas. Por essa razão, a retomada no pós-pandemia trará uma valorização ainda maior da experiência do colaborador em empresas e organizações - e a gestão de facilities.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP